A Câmara de Vereadores de São Leopoldo realiza nesta quarta-feira (12), às 19h, uma audiência pública para discutir a situação da população em situação de rua no município. A iniciativa, proposta pela presidente do Legislativo, vereadora Iara Cardoso (PDT), busca apresentar ações já desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e debater novas medidas para enfrentar o problema.
A vereadora destaca a necessidade de um enfrentamento humanizado, levando em conta fatores como dependência química, doenças mentais e desestruturação familiar, agravados por eventos como enchentes. “O tema é candente e carece de um enfrentamento efetivo, individualizado, caso a caso, porém humanizado e corajoso. As causas deste fenômeno social se prendem principalmente à drogadição, doenças mentais, desarranjos familiares, agravados pela enchente que destruiu centenas de habitações”, explica Iara.
LEIA TAMBÉM: Carnaval da Sociedade Orpheu terá show da Magnata Banda Show
De acordo com levantamento recente do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), o número de pessoas vivendo em situação de rua no Brasil cresceu aproximadamente 25% em um ano, passando de 261.653, em dezembro de 2023, para 327.925 no final de 2024 – aumento 14 vezes maior do que o registrado há 11 anos, quando o total era de 22.922.
O estudo foi baseado nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne informações de beneficiários de políticas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e indicam um cenário de vulnerabilidade crescente. Além de identificar os cidadãos em situação de maior fragilidade social, o sistema serve como base para calcular os repasses do governo federal aos municípios.
LEIA TAMBÉM: Campo Bom se prepara para a 45ª edição do Rodeio Nacional