Pesquisa apontou que metade dos americanos é favorável a união estável de pessoas do mesmo sexo em 2013. Índice era de 39% no ano de 2008.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou a Lei de Defesa do Matrimônio, criada no ano de 1996, que não permitia benefícios federais para casais compostos por pessoas do mesmo sexo. A decisão do tribunal foi anunciada pelo juiz Anthony Kennedy, quando a eleição apontou 5 votos a 4 favoráveis a medida.
A ação se deve a rápida alteração da opinião pública em relação aos direitos dos gays. Segundo uma pesquisa realizada pelo Pew Forum on Religion and Public Life neste ano, metade dos norte-americanos é favorável ao casamento gay, em 2008 este número era de 39%. Quanto a Proposição 8 (que proíbe o casamento gay)foi aprovado, também em 2008, o casamento gay em apenas dois outros estados dos Estados Unidos. Até o momento, 12 estados, além do Distrito de Columbia, permitem a união de pessoas do mesmo sexo.
“A Corte Suprema corrigiu uma injustiça e nosso país vai bem melhor agora”, afirmou o presidente morte americano, Barack Obama. “Essa decisão é uma vitória para o casais que lutam há muito tempo pela igualdade diante da lei, para famílias que, enfim, vão beneficiar do respeito que merecem”, finalizou o chefe da Casa Branca, que declarou no ano passado ser favorável ao casamento gay.
Informações de dgabc.com.br
FOTO: reprodução / ultimosegundo.ig.com.br