Deputado federal Renato Molling une forças para defender setores de intensiva mão-de-obra
O deputado federal Renato Molling (PP), um dos representantes do Vale do Sinos em Brasília, participou nesta quinta-feira de uma reunião no Ministério de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior.
Na oportunidade, ele discutiu com técnicos da Secretaria do Desenvolvimento da Produção a crise que atinge os setores de mão-de-obra intensiva. Renato alertou que a cadeia produtiva que engloba calçadistas, coureiros, além dos setores moveleiro e têxtil, estão sendo diretamente prejudicados com a queda das exportações, em decorrência da desvalorização do dólar.
Participaram da reunião o secretário do Desenvolvimento e Produção do Ministério, Nilton Sacenco, a diretora do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais, Aneli Dacás Franzmann, e o coordenador geral das Indústrias em Mão-de-Obra, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes.
O parlamentar entregou ao secretário Sacenco um relatório contendo reivindicações e os números da cadeia produtiva do couro e do calçado.
“Esses setores são fundamentais para a economia do país, pois empregam 1 milhão de trabalhadores”, ressaltou. “Secretário, estamos desesperados com a quebradeira do setor. Na região do Vale do Rio dos Sinos e Paranhana, maior pólo coureiro-calçadista do País, só neste primeiro semestre de 2007 aproximadamente 4 mil funcionários foram demitidos. A situação é de calamidade pública”, disse o deputado gaúcho.
Renato também alertou Sacenco para a necessidade de ações pontuais e emergenciais do Governo no sentido de desonerar estes setores da carga tributária, principalmente do PIS e Cofins.
“Precisamos que os setores coureiro-calçadista, moveleiro e têxtil, que têm problemas parecidos, se unam para juntos pressionarmos o Governo”, cobrou Renato, é presidente da Frente Parlamentar do Setor Coureiro-Calçadista e Moveleiro da Câmara Federal.
Molling também solicitou ao senador Aloizio Mercadante (PT/SP), economista que tem muita força no Governo Federal, comprometimento na busca de alternativas para a crise.
“O senador disse que é uma questão prioritária e se empenhará junto com a Frente Parlamentar para encontrar soluções”, concluiu Molling.
Fonte: Gabinete do deputado federal Renato Molling