Superintendência da Caixa Econômica federal Vale do Sinos cria a “Sala das Prefeituras” junto a agência central, em Novo Hamburgo
A vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal, Clarice Coppetti esteve na manhã desta quinta-feira, 18, em Novo Hamburgo participando da inauguração da sala das prefeituras, na superintendência regional Vale do Sinos, localizada no terceiro andar da agência central da Caixa, na rua Bento Gonçalves, 2463. O novo espaço vai atender os prefeitos de 63 municípios que integram o Vale do Sinos, Taquari, Paranhana e Caí.
Clarice Coppetti informou que faria, no final da manhã, visita a uma obra que está sendo construída na avenida João Correa, em São Leopoldo, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e que está recebendo uma tecnologia de ponta e vem permitindo a técnicos acompanharem a distância o andamento das obras. Ela argumentou que São Leopoldo foi escolhida exatamente por estar utilizando tecnologia moderna, na obra da João Correa.
A vice-presidente da Caixa informou ainda que não tinha em mãos os valores dos projetos desenvolvidos por Novo Hamburgo nos anos de 2007 e 2008, para buscar dinheiro do PAC, mas que na página do governo Federal tal informação estava disponível, no link PAC. Acessando a página www.Brasil.gov.br, e solicitando informações da região Sul, se visualizará que nos dois últimos anos Novo Hamburgo se dispôs a contratar em infra-estrutura social e urbana – saneamento, pouco mais de R$ 10 milhões. Já São Leopoldo, por exemplo, aparece com obras contratadas ou a contratar num montante de aproximadamente R$ 27 milhões. A informação de uma fonte do governo federal é de que boa parte dos recursos chegam nas prefeituras a Fundo Perdido. Já sobre as verbas liberadas, em forma de empréstimos, são feitas atualizações monetárias que podem atingir 9% ao ano. Os projetos desenvolvidos via PAC habitação ou Saneamento para população de baixa renda, em grande parte dos casos, chegam aos municípios a Fundo Perdido.
Estiveram presentes a cerimônia de inauguração da sala dos prefeitos, os 63 prefeitos ligados a superintendência do Vale do Sinos. Os líderes de Executivos municipais que não puderam comparecer enviaram representantes. Também estiveram participando da cerimônia em Novo Hamburgo, o superintendente nacional da Superintendência Nacional da Área C Sul – SUATC, Hermínio Basso, o superintendente regional Vale do Sinos, Plínio Graef e o assessor institucional da Caixa para a coordenação nacional da Sala das Prefeituras em Brasília, Percival Santanna Canto e o presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS e prefeito de Igrejinha, Elir Domingo Girardi e o deputado Federal pela região, Renato Molling.
Conforme Plínio Graef, a Sala das Prefeituras é um espaço de atendimento integrado onde gestores municipais poderão acompanhar o andamento dos projetos de repasse do Orçamento Geral da União – OGU, especialmente nas áreas de habitação e saneamento, tirar dúvidas, receber assistência técnica para a correta proposição de projetos técnicos de engenharia social, e também receber atendimento operacional para os programas de transferência de benefícios, como a bolsa-família, cadastro único e FGTS.
Dotada de infra-estrutura de atendimento e também de pessoal, o espaço permite dar apoio aos prefeitos da região que se deslocam para a sede da Superintendência da Caixa, em Novo Hamburgo, a fim de tratar de assuntos dos municípios. O local também facilita contatos com ministérios e outros órgãos governamentais, e, principalmente, com as unidades de filial e da matriz da Caixa, que dispõem de técnicos para assessoramento.
Em Novo Hamburgo, uma das obras que integram o PAC é o condomínio Ícaro, de Canudos, construído pelo Programa de Arrendamento Residencial. Conforme a responsável pelo setor na Caixa em Novo Hamburgo, Elódia Borba , a entrega da obra, com 230 novos apartamentos, somente deverá acontecer no início de novembro.
Já o assessor institucional da Caixa, em Brasília, Percival Santanna Canto relata que o governo Federal determinou em 2003 a criação de tais espaços em todo o território brasileiro. “Até 24 de setembro pretendemos ter disponibilizado o atendimento a prefeitos nas 78 superintendências brasileiras da Caixa”, adianta.