O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, realizou o resgate de um cachorro vítima de maus-tratos. O resgate ocorreu na quinta-feira, 11 de janeiro, no bairro Santos Dumont, após uma denúncia de vizinhos sobre seguidos espancamentos do animal. Ao chegar no local indicado, o cão da raça pitbull foi encontrado amarrado em uma corda nos fundos do páreo em situação degradante. Ele apresentava algumas lesões, porém não estava desnutrido.
O agressor não foi encontrado na residência, mas foi identificado e a Polícia Civil que vai abrir um processo de inquérito para indiciá-lo. De acordo com informações, o cachorro era de um vizinho que está viajando. Conforme relatos de moradores, as agressões eram motivadas pela irritação do agressor com o barulho do animal. Além do cão agredido, um outro filhote que estava no local foi resgatado, pois poderia ser submetido aos mesmos maus-tratos.
O titular da Sempa, Walter Verbist, disse que os cães vão para um lar temporário, “Ele vai ficar sob os cuidados desse tutor enquanto é agilizado o processo de adoção”, disse. Walter também destacou a importância da comunidade em denunciar casos de agressão contra animais. “Disponibilizamos os seguintes telefones para contato 22004448 da Sempa e (51) 997011738 da Polícia Civil que também pode ser acionado pelo WhatsApp”, comentou.
A Lei 14.064/2020 determina, para quem maltratar cães e gatos a pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. A Patrulha Canina ocorre todas as quintas-feiras, e verifica casos de denúncias de maus-tratos a animais.
