No plantão de final de semana a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) fez uma apreensão de bromélias e orquídeas. As flores sem nenhuma procedência, estavam sendo vendidas na Praça do Imigrante por um ambulante vindo de Porto Alegre.
As plantas estavam em péssimo estado de conservação em decorrência do calor e falta de água. As orquídeas apreendidas são do gênero cattleya, encontradas apenas em matas. “Elas além de muito coloridas têm um cheiro muito gostoso. O que a torna alvo para o comércio”, destaca André Breitenbach, agente ambiental responsável pela apreensão.
Pelo estado em que se encontravam as flores Breitenbach acredita terem sido colhidas a pouco tempo. “Somente no sábado tive que regá-las quatro vezes, o que demonstra que elas haviam sido retiradas recentemente de seu habitat natural, reforçou o agente ambiental.”
As bromélias, da família das Bromeliacene, chamam a atenção pela aparência exótica. As plantas serão encaminhadas para o Centro de Estudos Ambientais (CEA), em Lomba Grande. “Elas serão devolvidas ao seu hábitat natural para ver se conseguimos salva-las, já que estão em péssimas condições”, afirma André.