A edição de junho do Brique na Estação acontecerá no próximo dia 19 de junho, domingo. O evento, promovido pela Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho (AME), acontecerá das 10h às 19h na Rua Mauá e terá inúmeras atrações para os visitantes.
O Brique na Estação traz para o Centro Histórico de Novo Hamburgo diversas atrações e novidades: Caminhada da Rota Romântica com o itinerário passando pelo evento, edição do Circuito das Artes, Feira de Artes em parceria com o projeto Mesa de Arte na Praça, Autora Convidada com livro recentemente lançado e, na programação musical, Sr. Quase e o Conjunto Bluegrass Porto-alegrense, encerrando o evento com o estilo cativante e rústico que a Folk Music proporciona.
Além da parte cultural, o Brique contará também com as tradicionais exposições de antiguidades e artigos para colecionadores, brechós, sebos, vinis, produtos coloniais, opções de alimentação com opções de salgados, lanches, variedade de doces e chopp artesanal.
Apresentações musicais:
15h – Sr. Quase
Projeto de rock alternativo e influências do folk, indie e grunge, feito pelo músico João Lucchese, em formato praticamente com um homem-banda, aliado ao violão, a percussão nos pés é feita com bumbo e meia lua. No Brique na Estação, além da produção autoral, apresentará versões de clássicos do rock como Beatles, The Doors, Rolling Stones, The Cure, Queen, Led Zeppelin, ACD; do Indie/folk como Mumford and Sons, The Lumineers, George Ezra, entre outros.
17h – Bluegrass
Atuando desde 2007 com a proposta de ocupar os espaços públicos das cidades com música e cultura, o Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense traz no nome o gênero musical que melhor define o grupo. O Bluegrass, tradicionalmente executado com instrumentos acústicos ao redor de um único microfone, surgiu nos anos 40, no sudeste dos Estados Unidos, a partir do contato com imigrantes irlandeses, escoceses e ingleses com a música afro-americana. No repertório do grupo, instrumentais, canções e temas à capela, entremeados por histórias do Bluegrass, compartilhadas com o público durante as apresentações.
Circuito das Artes
Um passeio guiado com visitação a espaços dedicados às Artes Visuais. Esta é a proposta do Circuito das Artes, um percurso artístico que conduz o visitante a um passeio a pé, conhecendo acervos permanentes ou temporários e coleções de galerias, ateliers de artistas, uma feira de artes e uma pinacoteca. O roteiro inclui a visitação por sete espaços situados no coração do Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo:
1. Feira de Artes do Brique na Estação;
2. Atelier “zip arquitetura e arte”, do artista Régis Bondan;
3 Espaço expositivo do projeto Swan ExpoArte;
4. Galeria de exposições temporárias da Casa da Cultura Dalilla Clementina Sperb;
5. Atelier de Arte Ariadne Decker;
6. Museu de Arte Scheffel;
7. Exposição temporária da Galeria da Bublitz, na Casa Presser
O tour guiado com visitação orientada integra a programação do evento Brique na Estação e tem concentração e saída às 14h30, a partir da Feira de Artes do Brique na Estação (Rua Mauá, 195).
A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia para participar da atividade.
Já, para aqueles que optarem pelo passeio individual, os espaços estarão abertos à visitação pública das 14h às 18h, com entrada franca.
Foto: Marcos Quintana/Divulgação