Tricolor foi goleado pelo Palmeiras por 4 a 2, no último jogo do estádio Palestra Itália, que será fechado por dois anos para reformas. Resultado empurrou os gaúchos para a zona de rebaixamento da competição.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Grêmio não aproveita a crise instalada no Palmeiras com as demissões do técnico Antônio Carlos e do atacante Robert e sai goleado do estádio Palestra Itália na tarde/noite deste sábado, 22. A vitória palmeirense pode ter sido a última em jogos oficiais no estádio Palestra Itália. Agora, o estádio deve ser fechado para reformas, ainda que um grupo de conselheiros do clube tente alterar o projeto da construção da arena, o que pode atrasar as obras. Especula-se que a verdadeira despedida ocorra somente em um amistoso durante a Copa do Mundo. A definição do assunto sai até o fim de maio.
Com o resultado o Tricolor caiu para a zona de rebaixamento, com apenas um ponto em nove disputados, o Grêmio amarga a 19° colocação na tabela de classificação. Já o Palmeiras assumiu a liderança provisória, ao lado do Botafogo, com 7 pontos.
O Jogo
O Grêmio entra em campo, tentando esquecer a decepção pela eliminação na Copa do Brasil, no meio da semana, após derrota para o Santos. Para piorar as coisas, a equipe joga sem o artilheiro Borges, com uma lesão na coxa direita.
O Palmeiras, em crise e com protestos dos seus torcedores, entra em campo pressionado para conquistar um bom resultado diante da equipe comandada pelo técnico Silas.
Sabendo disso o Grêmio partiu para cima do Verdão e logo com seis minutos de jogo o Tricolor já tinha criado duas chances para marcar. Na primeira aos 5 minutos o meia Douglas cobra falta com muito veneno, Marcos tenta segurar e acaba saindo com bola e tudo, na cobrança do escanteio a bola atravessa de um lado pro outro, mas acaba sobrando para Jonas, que chuta com perigo ao lado do gol de Marcos!
Após esses lances o Palmeiras entra no jogo, controla o comando do jogo e passa a atacar o Grêmio. Mesmo com o início da pressão o Grêmio continuava postado e não deixava a equipe paulista penetrar na sua defesa.
Aos 11min o árbitro Paulo H. Godoy Bezerra prejudicou o Grêmio ao não assinalar pênalti do lateral palmeirense Vitor. Douglas faz belo lançamento para Hugo, que mata no peito, mas Vitor corta com a mão, a bola sai pela linha de fundo, e o apitador só aponta escanteio para o Grêmio.
Quando o jogo estava se encaminhando para o Grêmio, um escorregão de Rodrigo e uma falha de Victor proporcionaram ao Palmeiras sair na frente. Cleiton Xavier faz o lançamento para Ewerthon, mas a bola vai nos pés de Rodrigo, só que o zagueiro rebala e cai na frente da área, deixando Ewerthon sozinho para chutar rasteiro, em baixo de Victor, e abrir o placar para o Verdão.
Com o gol o Palmeiras se retraiu todo e ficou só explorando os contra-ataques. O Grêmio partiu para cima e teve nos pés de Douglas as suas melhores oportunidades de empatar. Em cobrança de falta o meia fez Marcos colocar a bola para escanteio, na cobrança, o meia pegou a sobra e chutou por cima do gol.
Aos 20min o Palmeiras arranca em um contra-ataque fulminante. Vitor cruza para Cleiton Xavier chutar, o goleiro Victor defendeu brilhantemente, mas no rebote Ewerthon chutou para as redes! Na hora do chute de Cleiton Xavier, Ewerthon estava impedido, mas o auxiliar confirmou o 2 a 0 para Palmeiras.
A recompensa pelo bom futebol tricolor veio aos 31min, quando Jonas é lançado por Lenadro, domina e chuta cruzado de esquerda deixando Marcos sem ação. O gol trouxe o Grêmio para o jogo novamente.
O último lance do primeiro tempo deixou as duas equipes com um jogador a menos. Marcos Assunção (Palmeiras) e Douglas (Grêmio) foram expulsos após áspera discussão.
Segundo tempo – O Grêmio voltou para a segunda etapa com mais disposição e aproveitou a sua primeira oportunidade, aos 4min, para empatar o confronto. Fábio Rochemback cobra falta na segunda trave e Hugo testa no canto esquerdo, para empatar a partida.
A resposta palmeirense veio um minuto depois com o meia Cleiton Xavier que chutou rasteiro da entrada da área para firme defesa de Victor.
Mas o trauma dos 15min retornou no segundo tempo, pois foi novamente neste minuto que o Grêmio sofreu o terceiro gol. Na cobrança de escanteio, o zagueiro reserva Mauricio Ramos subiu mais alto que a defesa do Grêmio e testou direto para as redes. A bola entrou no ângulo direito de Victor que voou e não achou nada.
Com o gol sofrido o técnico Silas retira o lateral esquerdo Bruno Collaço e o meia Leandro para as respectivas entradas do meia Maylson e do atacante William. A mudança coloca o Grêmio mais a frente, mas também oferece mais espaços para o Palmeiras.
Aos 24min a tática de Silas quase deu certo, mas a bola cruza por toda a área palmeirense, sem nenhum Tricolor empurrar para dentro, na sobra o meia Maylson cuta para fora. Porém, um minutos depois o Palmeira arma um rápido contra ataque, a bola cai nos pés de Cleiton Xavier que passa para Vinícius, o meia se enrola com a bola, luta para manter a posse de bola e cruza rasteiro para Cleiton Xavier concluiu no cantinho de Victor.
Depois do quarto gol palmeirense o Grêmio se atirou para o ataque, deixando todos os espaços possíveis para os contra ataques da equipe do Palestra Itália.
Aos 29min o lateral esquerdo Armero perdeu a oportunidade de fazer o quinto ao ser travado por Rodrigo na hora do chute. Já pelo lado Tricolor, Adílson, aos 31min, William, aos 40min e 47min desperdiçaram as oportunidades e descontar e até mesmo empatar a partida.
Ficha do Jogo:
Palmeiras (4): Marcos, Vítor, Danilo, Léo (Maurício Ramos) e Armero; Edinho, Marcos Assunção, Márcio Araújo e Cleiton Xavier; Vinícius (Paulo Henrique) e Ewerthon (Souza). Técnico:Jorge Parraga.
Grêmio (2): Victor, Joílson, Ozeia, Rodrigo e Bruno Collaço (Maílson); Fábio Rochemback, Adílson, Hugo e Douglas; Jonas e Leandro (William). Técnico: Silas
Gols: Ewerthon, 15, 29; Jonas, 31do primeiro tempo; Hugo, 4, Maurício Ramos, 15, Cleiton Xavier, aos 25 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Edinho, Márcio Araújo, Vinícius (Palmeiras), Douglas, Fábio Rochemback, Adílson (Grêmio). Cartões vermelhos: Jonas (Grêmio) e Marcos Assunção (Palmeiras).
Estádio: Palestra Itália, em São Paulo. Data: 22/05/2010. Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra (SC). Auxiliares: Carlos Berkenbrock e Angelo Rudimar Bechi (ambos de SC).
FOTO: reprodução / Futura Press