O terremoto ocorrido na capital do país foi considerado o mais forte em 200 anos e matou 11 militares brasileiros, sendo um gaúcho, além da médica da Pastoral da Criança Zilda Arns
Terremoto ocorrido na capital do Haiti, Porto Príncipe, na última terça-feira, 12, por volta das 19h53 (horário de Brasília), de magnitude 7 na escala Richter, causou a morte de 11 militares brasileiros, sendo um deles gaúcho (confira nomes abaixo). De acordo com o ministro interino da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili, pelo menos 17 brasileiros morreram com o abalo no Haiti.
Entre as vítimas fatais também está a fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Zilda Arns. A médica pediatra e sanitarista, 75 anos, estava no país caribenho auxiliando na coordenação da Pastoral da Criança e a família aguardava sua visita no final da janeiro, na sua cidade natal, Forquilhinha, Sul de Santa Catarina.
Segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado o mais forte no país nos últimos 200 anos. Prédios e construções deixaram as pessoas sob escombros e a precariedade nos serviços básicos do Haiti dificulta a estimativa de feridos e mortos.
A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, Nelson Jobim e Sottili embarcam nesta quarta-feira, 13, para o Haiti onde irão avaliar os estragos causados pelos tremores. As informações ao governo brasileiro estão dificultadas pelo comprometimento do sistema de telefonia e abastecimento de energia elétrica na capital haitiana. Lula ainda determinou a ajuda de US$ 10 milhões como ajuda humanitária ao país. Além dos recursos financeiros, o Brasil doará 14 t de alimentos para a população do país. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou oito aeronaves de transporte para ajudar as vítimas. A prioridade será o envio de água e de alimentos.
NOMES DOS 11 MILITARES BRASILEIROS MORTOS
– Militares lotados no Batalhão de Lorena SP:
1º Tenente Bruno Ribeiro Mário (RS)
2º Sgto Davi Ramos de Lima
Soldado Antônio José Anacleto
Soldado Tiago Anaya Detimermani
– Militares de origem não informada:
2º Sgto Leonardo de Castro Carvalho
Cabo Douglas Neckel
Cabo Washington Luis de Souza Seraphin
– Militares lotados em Santos-SP:
Cabo Ari Dirceu Ferrnades Junior
Soldado Kleber da Silva Santos
Sub-tenente Raniel Batista de Camargo
Cel. Emílio Carlos Torres dos Santos
Fotos: reprodução EFE