Governo brasileiro disse que irá promover maior participação de países em desenvolvimento e organizações regionais nas atividades da comissão.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Brasil presidirá a Comissão de Construção da Paz e Organização das Nações Unidas. Com eleição feita nesta quarta-feira, dia 29, o país agora deverá ajudar outras nações que saíram de conflitos armados a construir um cenário de estabilidade política e segurança.
A Comissão de Construção da Paz das Nações Unidas foi criada em 2005 com o objetivo ajudar os países com cenários ainda frágeis por causa de guerras. Ela também deverá fazer com que eles possam garantir a própria segurança nacional, além do desenvolvimento sustentável, com inclusão social.
O governo brasileiro disse que pretenderá promover uma maior participação de países em desenvolvimento e organizações regionais e sub-regionais nas atividades da comissão. Na nota, ele também comunicou que irá manter um “engajamento produtivo” no Conselho de Segurança da ONU.
Na agenda do Brasil, que ainda está por ser desenvolvida, estão projetos que deverão ajudar países como a Guiné-Bissau, o Burundi, a República da Guiné, Libéria, República Centro-Africana e Serra Leoa. As atividades lideradas pelo Brasil levarão em conta a “interdependência” entre segurança e desenvolvimento.
Informações de Correio do Povo
FOTO: ilustrativa / opovo.com.br
