A MetSul alerta que a intensa instabilidade favorecida pelo ar quente trará muita chuva e tempestades novamente no Rio Grande do Sul.
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma semana de tempo severo no Sul do Brasil, com previsão de chuva volumosa, granizo e calor extremo. A intensidade da instabilidade é favorecida por uma atmosfera superaquecida, que está criando as condições ideais para nuvens carregadas e frequentes tempestades, algumas das quais podem ser fortes a severas. Ao mesmo tempo, uma massa de ar extremamente quente está se espalhando pelo Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, alcançando até áreas do Norte da Região Sul. Espera-se que as temperaturas atinjam máximas acima dos 40ºC em muitas regiões, com registros de 41ºC a 43ºC no Centro-Oeste do país.
Padrão atmosférico e bolha de ar quente
Esse padrão climático ocorre devido a um bloqueio atmosférico que envolve a atuação de áreas de baixa pressão de natureza térmica nos setores Oeste e Norte da Argentina, que às vezes se movem em direção ao Paraguai e à Bolívia. Essas áreas de baixa pressão contribuem para a formação de uma enorme bolha de ar quente que afetará as latitudes médias da América do Sul, abrangendo partes da Argentina, Paraguai, Bolívia e regiões do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Chuva persistente e tempestades
Uma frente fria tentará alcançar o Rio Grande do Sul, mas não conseguirá romper esse bloqueio atmosférico. Isso resultará na formação repetida de áreas de instabilidade sobre o território gaúcho ao longo da semana, com chuva, tempestades frequentes e períodos intermitentes de melhoria, acompanhados de abafamento entre as pancadas. Embora não seja previsto que chova o tempo todo e continuamente, a chuva será muito frequente, com intervalos de melhoria em que o sol poderá aparecer entre as nuvens.
Chuva Volumosa
O Rio Grande do Sul, que já foi duramente afetado por chuvas excessivas com volumes acima de 400 mm na primeira metade do mês, enfrentará mais uma semana com precipitações volumosas em muitas áreas do estado. Os acumulados previstos para esta semana podem atingir a média histórica de chuva do mês inteiro em alguns municípios, levando os totais de chuva de setembro a atingir marcas de até 500 mm em algumas cidades.
Impactos e Riscos
Essa sequência de dias com chuva e volumes elevados pode manter os níveis dos rios elevados e agravar as inundações já ocorridas em alguns locais. Mesmo em áreas onde a chuva será menos intensa que no Rio Grande do Sul, como Santa Catarina e Paraná, o calor excessivo pode levar a eventos isolados de chuva intensa acompanhada de tempestades localizadas.
Granizo e outros riscos
Com a atmosfera aquecida, são esperados episódios de granizo, que podem ser de tamanho médio a grande, representando um risco adicional para a região gaúcha. Além disso, essas tempestades isoladas podem trazer muitos raios, chuva forte e ventos fortes. Portanto, é importante que a população esteja preparada para lidar com condições meteorológicas adversas e tome as precauções necessárias para se protegerem de inundações e granizo.
Calor extremo
Enquanto o Sul enfrenta chuvas e tempestades, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil experimentarão um calor extremo, com temperaturas acima de 40ºC, especialmente na segunda metade da semana. As altas temperaturas podem persistir em locais como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e Goiás, e até mesmo no Norte do Paraná e no Triângulo Mineiro.