O Hospital Veterinário Feevale (Hovet), localizado na rua Alameda da Inovação, 212, no Câmpus III da Universidade Feevale, em Campo Bom, começou a prestar atendimentos, que incluem consulta clínica e com especialistas em dermatologia e nefrologia. Esses devem ser agendados pelo telefone e WhatsApp (51) 3597-5819, das 8h às 12h e das 13h15min às 17h. Por esse contato os interessados também podem se informar sobre os valores do serviço oferecido.
Por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Bom, a Feevale realiza atendimentos veterinários gratuitos para animais de rua e para animais de tutores de baixa renda. Os moradores da cidade devem entrar em contato com o Centro de Recuperação e Bem-estar Animal (Cempra), pelo telefone (51) 99668-8549 ou e-mail [email protected], ou com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema): (51) 3598-8643 ou [email protected].
No Hospital Veterinário Feevale (Hovet) há ambientes para atividades práticas do curso de Medicina Veterinária e atendimentos hospitalares, como consultórios, laboratórios, ala de internação, recepção, triagem, bloco cirúrgico, ala de oncologia e fisioterapia, entre outros. No local há atendimento a animais de pequeno, médio e grande porte e são realizados exames laboratoriais.
O hospital é composto por duas edificações, que totalizam mais de quatro mil m². O Bloco 1 tem dois pavimentos, destinados ao atendimento de animais de pequeno porte, e conta com salas de aula e laboratórios específicos do curso. O Bloco 2, também com dois pavimentos, é voltado ao atendimento de animais de grande porte.
NH
Desde o dia 24 de março, Novo Hamburgo possui uma delegacia reconhecida com o selo de Amiga dos Animais, com a abertura do 54º Cartório Amigos dos Animais na 2ª Delegacia de Polícia do município. E, para somar esforços a essas e outras inciativas da causa animal, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, recebeu o secretário do Meio Ambiente de Novo Hamburgo (Semam), Ráfaga Fontoura, o delegado titular da 2° Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Ivair Matos Santos, e a agente responsável pelo cartório, Daniela Friedrich.
No encontro, Prodanov colocou a estrutura do Hospital Veterinário Feevale (Hovet), um dos maiores e mais modernos do Brasil, à disposição do município e das necessidades da delegacia. “A nossa intenção é sermos parceiros, junto à Delegacia, ao Cartório de Amigos dos Animais e, também, à Prefeitura de Municipal de Novo Hamburgo, através da Secretaria de Meio Ambiente, na defesa e no apoio dos animais que sofrem maus-tratos ou que são abandonados”, disse. “Queremos unir forças, por meio do curso de Medicina Veterinária e do Hospital, para ajudar a delegacia, o canil e a comunidade a receber, a tratar e a cuidar, não apenas de cães e gatos, mas também dos animais de médio e grande porte”, explicou.
Conforme o delegado Santos, no Cartório de Amigos dos Animais há, muitas vezes, dificuldades em relação ao efetivo e a recursos, e a integração com a Universidade e a Secretaria trará mais efetividade na proteção aos animais no município. “Essa parceria com a Feevale pode nos ajudar, tanto em relação à disponibilização de estagiários como, também, através de conhecimento técnico na área da Medicina Veterinária, cujos profissionais, professores e acadêmicos da Instituição poderão auxiliar nos atendimentos relacionados a lesões em animais ou, até mesmo, a possíveis necropsias que a delegacia necessita para obtenção de provas materiais para os inquéritos”, afirmou.
A partir da reunião, a Universidade, a delegacia e a secretaria iniciaram tratativas para que a Feevale possa auxiliar em serviços como atendimentos aos animais vítimas de maus-tratos que são resgatados e na realização de necropsias pelos acadêmicos de Medicina Veterinária, com orientação dos professores. Outras ações envolverão realização de pesquisas na área de apreensão e captura de animais silvestres (principalmente pássaros), estágios do curso de Direito, na área de Direito Ambiental, e ações de divulgação científica, bem como a utilização dos espaços da Universidade para atividades de formação da Delegacia. Também participaram da reunião, pela Feevale, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fernando Spilki, a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Caren Mello Guimarães, e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Matheus Weber.