O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Rio Grande do Sul assinaram, em 7 de fevereiro, um acordo de cooperação técnica para criar um plano estratégico de resiliência climática no estado. O objetivo é proteger a região contra extremos climáticos a médio e longo prazo.
A parceria inclui também um termo aditivo a um contrato existente, que visa o desenvolvimento de projetos como o Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird) e o Centro Estadual de Logística Humanitária. O BNDES também trabalhará em ações de habitação social, com foco na recuperação de imóveis públicos.
LEIA TAMBÉM: Morro Ferrabraz será palco do Campeonato Gaúcho de Downhill 2025
O projeto RioS (Resiliência, Inovação e Obras para o Futuro do Rio Grande do Sul) buscará definir a estratégia de resiliência climática da região hidrográfica do Rio Guaíba, com estudos técnicos voltados à adaptação climática e gestão de riscos. A assinatura contou com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do governador Eduardo Leite, que destacaram a importância do acordo para a reconstrução e preparação do estado para futuros desafios climáticos.
“Agradeço a toda equipe do BNDES, sob a coordenação do presidente Aloizio Mercadante, e a todos que se esforçaram muito, criando soluções para fazer chegar o mais rápido possível o dinheiro na mão dos empreendedores, das pessoas que foram afetadas, prestando apoio técnico. Os gaúchos são fortes e batalhadores, mas, diante da catástrofe que nos acometeu, sem apoio não seria possível a retomada na velocidade que estamos observando. O BNDES é nosso parceiro desde antes da calamidade, fizemos muitos trabalhos em conjunto com o banco e agora em mais esta etapa da reconstrução”, disse o governador.
LEIA TAMBÉM: Heliomar Franco disponibiliza atendimento direto à população em seu gabinete