Pacientes que precisam realizar o procedimento, através das UBS do município são atendidas gratuitamente
Mais de 150 biópsias foram realizadas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Novo Hamburgo, desde janeiro deste ano. Mensalmente o Centro de Imagens da Semsa atende cerca de 45 pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e os casos mais procurados são biópsias de próstata, mama e tireóide.
A biópsia é um procedimento cirúrgico utilizado para diagnosticar várias doenças. Para isso, colhe-se amostra de tecidos ou células do paciente e posteriormente o material é submetido à análise em laboratório. Este serviço é oferecido desde 2006 no município pela Semsa.
“Melhor do que fazer de graça esse procedimento que custa caro, é a certeza de contar com um serviço de qualidade”, afirma o médico Edson Carlos Macalos, do Centro de Imagens da Secretaria Municipal de Saúde.
Para o médico, um diferencial do atendimento é o serviço prestado pela psicóloga, Marlize Bernd, que orienta e tranqüiliza os pacientes que vão fazer a biópsia. A psicóloga diz que realizar este trabalho tem sido gratificante.
“Cada um tem uma reação na hora de fazer o procedimento, mas com as orientações e esclarecimentos feitos no Centro de Imagem, o processo é tranqüilo”, conclui Marlize, feliz com os resultados.
O médico Edson afirma que o serviço disponibilizado gratuitamente pelo município tem a mesma qualidade das clínicas particulares, onde os pacientes iriam desembolsar em torno de R$ 800 para próstata e em média R$ 600 para mama.
A coordenadora técnica do Centro de Imagem, Dra. Tânia Vieira, explica que os pacientes são encaminhados pela Unidade Básica de Saúde onde realizaram a consulta. O atendimento de biópsias de mama ocorre nas quartas-feiras e nas sextas são realizadas as biópsias de próstata.