Empresas Hamburguesa, Futura e Courocap passam a adicionar 2% de biodiesel aos 45 mil litros diários de combustível
A frota de 192 ônibus da Hamburguesa, Futura e Courocap começa nesta terça-feira, dia 18, a circular com a adição de 2% de biodiesel misturado ao óleo diesel. Trata-se de um produto que causa menos poluição, e que será gradativamente misturado ao tradicional combustível que vinha sendo utilizado nos ônibus.
Conforme o gerente administrativo da Viação Hamburguesa, Paulo Schmidt, apenas está sendo feita a antecipação de uma legislação sancionada pelo governo federal, que entrará em vigor em janeiro de 2008, quando todo óleo diesel passará a receber uma adição de 2% de biodiesel, percentual que deverá ir aumentando gradativamente a cada ano.
Schmidt recebeu na tarde desta segunda-feira uma carga de aproximadamente 25 mil litros de óleo diesel, já com a mistura do biodiesel. O combustível foi adicionado no tanque reservado para armazenar somente esta nova mistura.
Para Schmidt, é preciso acompanhar o desempenho do combustível, bem como o rendimento que ele terá em quilômetros por cada litro abastecido. “O preço do litro de biodiesel é 25% mais caro que o tradicional. Porém, a distribuidora Ipiranga está conseguindo entregar os nossos pedidos sem este acréscimo”, revela.
Para marcar esta nova fase, nesta terça-feira, às 15h, o prefeito Jair Foscarini e outras autoridades participarão de uma cerimônia na sede da empresa, na rua Bartolomeu de Gusmão. “Na oportunidade, as autoridades e a comunidade estarão ainda recebendo mais 12 novos ônibus convencionais e mais 3 coletivos para portadores especiais”, adianta Schmidt.
