Inseto encontrado na capital de Honduras, na América Central tem preço supervalorizado por sua raridade
Uma nova espécie de escaravelho gema dourado, besouros pesados e coloridos foi divulgada nesta segunda-feira em Tegucigalpa, capital de Honduras, na Escola Agrícola Panamericana El Zamoran. O inseto apresenta diversas cores em razão da variedade de plantas que consome e pode custar até US$ 500,00.
Pesquisadores afirmaram que a espécie existe somente no país da América Central. O inseto é comum em parques nacionais de Honduras, como La Muralla, Pico Pijol e Cusuco, e também aparece na costa norte.
Escaravelho é o nome dado a insetos pertencentes à ordem Coleóptera, caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido. Também são classificados como coprófagos porque costumam comer suas fezes.
Estima-se que existem aproximadamente duas mil espécies de escaravelhos em todo o mundo. As fêmeas de certas espécies preparam uma bolinha de excremento, às vezes cobertas por barro, na qual põem o ovo.
No Egito Antigo, escaravelhos eram considerados sagrados e eram usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Os insetos também eram utilizados nos processos de mumificação.