Uma cena fantástica e emocionante na manhã desta quinta-feira (13). Médicos, enfermeiros e técnicos da enfermagem da UPA Centro de Novo Hamburgo foram surpreendidos com o inicio do trabalho de parto de um bebê na porta da unidade. Era por volta das 9h da manhã, quando um casal, moradores do bairro Santo Afonso, chegaram na porta da unidade. É raro ver esse tipo procedimento na UPA.
Segundo a enfermeira chefe do plantão, Adriana Schuh, o casal não tinha dinheiro para ir em qualquer outra unidade de saúde. “Eles não tinham dinheiro para chamar um Uber. O pai da criança conseguiu 20 reais emprestado, e, com esse valor, conseguiam chegar a UPA”, relatou ela.
Com a chegada, toda a equipe médica, coordenada pelas médicas hamburguenses Rosessol Posse Wanderley e Valéria Gomes, a equipe conseguiu fazer o parto do bebê, que é menino, e estava em gestação de cerca de 7 meses.
Logo após o parto, ela foi encaminhada ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH).
A equipe ainda era composta pelas enfermeiras Joice Oliveira França e Adriana e as técnicas Letícia Guedes, Simone Bervig e Kelly Machado.
“Foi emocionante. Salvamos o bebê”, termina Adriana.
