Defesa Civil recomenda ingestão de líquido e baixa exposição solar especialmente entre 14h e 16h
É inverno, mas nem parece. Temperaturas na casa dos 30° C, aliadas à baixa umidade do ar, estão fazendo os gaúchos, principalmente na região do Vale do Sinos, se sentirem em clima de Primavera.
Em razão da massa de ar seco, que mantém condições de baixos índices de umidade relativa do ar, a Secretaria Nacional de Defesa Civil alerta que a umidade pode ficar abaixo dos 30%, principalmente na metade norte do Rio Grande do Sul.
São desaconselhadas atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.
Outro alerta é sobre o fato de o tempo seco aumentar o risco de incêndios florestais. Por isso, a recomendação é para a população não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.
Motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça. Os condutores também devem evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.