O primeiro encontro do Núcleo de Orquestras Jovens mobilizou cerca de 60 alunos da iniciativa no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, na tarde desta terça-feira (26).
Na atividade, os alunos realizaram uma integração entre os participantes, iniciando a preparação de repertórios para as futuras apresentações conjuntas. “Começa a tomar corpo uma iniciativa que vai revolucionar a cidade. É emocionante apreciarmos o brilho nos olhos da meninada, a partir da música”, afirmou o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso. O secretário afirmou que todas as escolas da rede contarão com Orquestras.
Participaram do evento, os alunos dos Núcleos sediados nos polos: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Salgado Filho, EMEB Bento Gonçalves, EMEB Eugênio N. Ritzel, EMEB Adolfina Diefenthaler, BACI Santo Afonso, Residencial Novo Hamburgo, Estação Cidadania-Cultura.
O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é um programa da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria de Educação que pretende colocar a cidade entre as principais iniciativas de educação musical da América Latina.
Nascido em setembro de 2018, o programa conta com a parceria do Instituto Arlindo Ruggeri, oferecendo aos alunos de escolas municipais, aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo.
O projeto é implantar as aulas em 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade, que receberam 25 instrumentos (divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos). Ao todo serão mais de 1.350 instrumentos disponibilizados. Todos os instrumentos já adquiridos com recursos captados junto ao Ministério da Educação, em 2018.
O Núcleo foi inicialmente implantado em quatro escolas dos bairros Canudos, Lomba Grande, Santo Afonso e Vila Dihel, formando 100 músicos. Em 2019 o projeto teve continuidade e foi interrompido em 2020, quando seria implementado com todo vigor, devido ao plano de contingência da pandemia da covid.