O investimento total será de R$ 1.857.039,41, com previsão de término da obra para o segundo semestre de 2023.
Com a conclusão de todo o telhado do prédio que abrigará o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na esquina das Ruas Joaquim Nabuco e Magalhães Calvet, no Centro, metade de toda a obra já foi concluída.
Agora, a equipe trabalha na instalação das eletrocalhas, a aplicação de massa corrida nas paredes, a colocação de azulejos, do forro de gesso e na rede de esgoto cloacal e pluvial.
“As obras estão bem avançadas, preservando várias partes da edificação como a fachada que possui um contexto histórico”, explica a secretária de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu), Greyce da Luz.
O local, onde funcionava o antigo “Postão” e que está sendo remodelado pela Prefeitura de Novo Hamburgo desde o último trimestre do ano passado, está recebendo investimentos nos 700 metros quadrados do imóvel, envolvendo tanto o prédio histórico quanto um segundo imóvel construído mais recentemente na parte dos fundos.
A reforma nos dois prédios envolverá 57 ambientes, incluindo consultórios, salas administrativas e banheiros. Além disso, será refeita a escadaria do acesso principal pela Rua Joaquim Nabuco, assim como a rampa para cadeirantes.
“Serão novas acomodações para a população, localizadas no Centro da cidade, o que impactará positivamente o acesso e atendimento dos usuários”, projeta o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel.
Telhados concluídos
Todo o telhado foi coberto com telhas de barro em estilo cerâmica francesa, respeitando a arquitetura da edificação da década de 1940. Já o imóvel dos fundos recebeu telhas de fibrocimento. O investimento total será de R$ 1.857.039,41, com previsão de término da obra para o segundo semestre deste ano.
Sobre o SAE
O SAE oferece atendimento a pacientes especiais, como portadores de hepatite e HIV, fornecendo serviços médicos, exames, testes rápidos e até preservativos. Atualmente, o serviço está localizado em Hamburgo Velho (esquina das Ruas General Osório e Borges do Canto.