Prefeitura Municipal de Ivoti faz investimento de R$ 169 mil em material para robótica educacional que irá beneficiar cerca de 1,2 mil estudantes.
Depois da implementação do projeto Escola Digital no ano passado, a Prefeitura de Ivoti está lançando mais uma proposta inédita na área da tecnologia. Foi apresentado na manhã desta terça-feira (04), na EMEF Ildo Meneghetti, o Projeto Aventura Steam – Escola Maker. A iniciativa é focada na robótica educacional para o 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo cerca de 1,2 mil estudantes, e tem investimento de R$ 169 mil, com recursos próprios.
De acordo com a Secretária de Educação, Cristiane Spohr, trata-se da continuidade do trabalho que começou em 2022. “No ano passado, o Projeto Explorando Kids utilizava robótica com crianças na educação infantil e anos iniciais, no formato de brincadeiras e jogos. Agora partimos para o 5º ao 9º ano, trazendo conceitos importantes de iniciação científica, pensamento computacional, programação e incluindo competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, detalha.
O investimento inclui os kits com equipamentos, formação de professores e assessoria. “Graças ao projeto, outra novidade que também teremos é a 1ª Olimpíada Municipal de Robótica. Ela será realizada em outubro, no mês de aniversário de Ivoti, com premiação para os alunos”, ressalta o prefeito, Martin Kalkmann.
Por meio da proposta, a ideia é que os professores utilizem a robótica de duas formas. A primeira, como ferramenta de trabalho no dia a dia, dentro de qualquer disciplina. E, além disso, serão criados clubes de robótica, com 4 horas de aulas semanais no contraturno, para estudantes inscritos e selecionados.
O curso de robótica para crianças é uma atividade educacional e divertida, que estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a colaboração em equipe, além de preparar as crianças para o futuro.
Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Ivoti