Na tarde da terça-feira (23), o prefeito Ary Vanazzi esteve visitando as obras de modernização e revitalização da rua Independência, no Centro de São Leopoldo. Acompanhado do secretário Geral de Governo Nelson Spolaor, do secretário de Obras e Viação (Semov) Geraldo Passos, do secretário do Orçamento Participativo (Semop) Fernando Menezes e por engenheiros e arquitetos da Semov, o chefe do executivo vistoriou os trabalhos realizados pelo Consórcio São Leopoldo na primeira e segunda quadra.
Vanazzi destacou o planejamento estratégico como forma de impulsionar a economia e gerar emprego e renda. “Quando a gente tem capacidade para buscar investimentos, buscar recursos para a cidade crescer do ponto de vista econômico e social, como foi o caso da João Corrêa, da Atalíbio de Rezende, da John Kennedy, Maria Emília de Paula e Estrada do Quilombo, mostra que a cidade tem credibilidade e planejamento”, disse.
“O investimento público gera empregos e aquece a economia. É só olhar o quanto de trabalhadores tem aqui trabalhando na Independência. As empresas são daqui da cidade e pagam seus impostos. Então a cidade com essa rua pronta vai dar um salto de 50 anos, porque vai atrair novos investimentos no comércio, novos restaurantes e muita gente que vai vir passear e gastar no comércio local, gerando ICMS e ISSQN, uma coisa puxa a outra”, afirma.
O titular da Semov, Geraldo Passos, lembrou que o cronograma da obra está dentro do previsto e a tendência que os trabalhos ganhem mais agilidade a partir de agora. “Tivemos problemas decorrentes das chuvas e alguns atrasos na primeira quadra devido ao que o Consórcio foi descobrindo ao longo das escavações. Agora, a empresa está contratando mais pessoal e a expectativa que os trabalhos se intensifiquem”, reforça Geraldo.
“Hoje já estamos executando as calçadas. Isso é mais uma etapa e a gente verifica que as empresas estão cumprindo uma determinação do prefeito Vanazzi e colocaram mais equipes para trabalhar e isso é mais agilidade na obra. Passo aqui todos os dias e vejo que foi ampliado os horários e estão trabalhando até às 19h e no sábado também. Estamos aproveitando bem esse período de janeiro e fevereiro que é um período de menos movimento, que é um período de férias”, garantiu o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor.
Concretagem do passeio público na primeira quadra
O Consórcio São Leopoldo iniciou a retirada da calçada da primeira quadra no lado direito da Independência, entre a avenida Dom João Becker e rua Brasil, e começou as ligações tubulares, que receberão a rede de energia elétrica e a rede lógica (telefonia e internet) nos prédios residenciais e comerciais. A partir desta quarta-feira (24), o passeio público do lado direito será concretado e a passagem de pedestres estará liberada ainda nessa semana. A previsão é de que se as condições climáticas permitirem, as calçadas de ambos os lados serão finalizadas até o final de semana.
Depois disso, o Consórcio deve realizar a concretagem da pista de rolagem, com uma camada de concreto de 7cm. A próxima operação é a colocação da base de basalto e o calçamento das pedras de paralelepípedos, que foram removidas da via pública. Posteriormente, serão feitos os acabamentos, o paisagismo e a colocação do mobiliário.
A primeira quadra da Rua Grande, entre a Dom João Becker e Brasil, está com a macrodrenagem da rede pluvial e do esgoto cloacal concluídas. As tubulações da rede de energia elétrica e de lógica já foram terminadas e, as redes domiciliares e comerciais da rede pluvial e de esgoto foram interligadas ao sistema.
Segunda quadra
Na segunda quadra, entre a Brasil e Osvaldo Aranha, a macrodrenagem da rede pluvial e da rede de esgoto cloacal foram concluídas. Segue a ligação das redes domiciliares e dos prédios comerciais na rede pluvial e no esgoto cloacal, do lado direito da Independência. O Consórcio trabalha na instalação das caixas principais da tubulação da rede de energia e da rede lógica.
Na semana que vem, continuam os trabalhos de ligação das redes domiciliares e prediais do pluvial e esgoto cloacal no lado esquerdo, enquanto as equipes responsáveis pela colocação das tubulações de energia elétrica e dos dutos de lógica, iniciam os serviços de lançamento das redes na segunda quadra.
Rua Brasil com trânsito liberado e Osvaldo Aranha fechada
O trânsito de veículos na rua Brasil, acesso pela rua Marquês do Herval sentido BR-116, deve estar liberado na terça-feira, dia 30. Se as condições do tempo permitirem, a equipe da empresa Mercúrio deve terminar a colocação da tubulação da rede de energia elétrica que sai da caixa principal e segue até o lado direito da rua Brasil, onde será o local de um dos transformadores de energia elétrica. A via pública deve receber recapeamento asfáltico e permitir o trânsito de veículos. O acesso à Independência na segunda quadra permanecerá fechada.
A rua Osvaldo Aranha deve ficar fechada temporariamente no cruzamento com a Independência a partir de quinta-feira (25). O Consórcio precisará colocar os canos da macrodrenagem da rede pluvial e do esgoto cloacal e fazer a ligação a terceira quadra em direção a rua João Neves da Fontoura.
