Caso ocorreu na noite da última segunda-feira, 17, em sessão plenária da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.
A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo na noite da última segunda-feira, 17 de abril, ficou marcada pela discussão entre o Vereador Ito Luciano e professoras e professores da rede municipal de Novo Hamburgo que faziam presença no momento.
Vídeo completo da sessão (fala de Ito Luciano no minuto 1:29:30)
No momento em que estava em discussão o projeto de mudança de data de comemoração religiosa em Novo Hamburgo, o Vereador que está no seu oitavo mandato, Ito Luciano, foi convidado à tribuna para se posicionar. Durante o posicionamento do Vereador, professoras e professores que estavam presentes na situação e já haviam se manifestado antes, começaram entrar em conflito com o político, que solicitou interrupção ao Presidente da Câmara, Fernando Lourenço e na sequência proferiu as seguintes palavras: “Eu nunca vi professores dos quais eu tenho maior carinho, que não tem educação. Lamentavelmente, é por isso que as crianças estão matando, estão assaltando. Talvez é pelo nível de educação”.
O vereador Ito Luciano, divulgou nota de esclarecimento:
O vereador usava a Tribuna para se posicionar sobre o projeto de mudança de data de comemoração religiosa na cidade de autoria de uma colega vereadora, quando foi interrompido por gritos de alguns professores presentes na sessão. Ele pediu que fosse respeitado seu direito de manifestação.
No calor do momento, acabou se excedendo na forma de fazer valer seu direito de expressão. NO ENTANTO, EM NENHUM MOMENTO GENERALIZOU SUA FALA À CATEGORIA DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO E, EM HIPÓTESE ALGUMA, ATRIBUIU CASOS DE VIOLÊNCIA ENTRE ALUNOS AOS ATAQUES OCORRIDOS EM SANTA CATARINA.
Além de tudo, ataque a escolas e casos de violência entre alunos não são a mesma coisa e não podem ser usados oportunisticamente para distorcer a realidade e desonrar o trabalho público e comunitário que o vereador realiza há mais de 40 anos.
Nesses mais de 40 anos de vida pública, o vereador Ito sempre trabalhou em prol de projetos capazes de beneficiar a coletividade da população, independente de ideologia política e categoria profissional.
Neste contexto, com respeito aos fatos e repúdio à distorção no enquadramento de sua fala, o vereador requer a transparência e o esclarecimento da opinião pública sobre a verdade do acontecido.
Por qualquer excesso e uso inadequado de palavras na sua manifestação, o vereador pede sinceras desculpa aos grupos de professores presentes na sessão do dia 17. Contudo, reitera que jamais se referiu à categoria dos professores e ao contexto de ataques a escolas.
E na manhã da quarta-feira, dia 19, o sindicado dos professores emitiu nota de repúdio à falas do Vereador:
O discurso do vereador é muito violento, uma vez que atribui às professoras a responsabilidade pela ocorrência de ações criminosas que vitimizam a sociedade, além de ser misógino, visto que proferido contra uma categoria composta majoritariamente por mulheres. Não há palavras que justifiquem este verdadeiro ataque praticado pelo vereador Ito Luciano, justamente em um momento em que a comunidade escolar, através de suas trabalhadoras, estudantes e famílias se encontram fragilizada, face os recentes ataques às escolas nos Estados de Santa Catarina e São Paulo, onde ocorreu o assassinato de crianças e de uma professora.
A EDUCAÇÃO ESTÁ DE LUTO!
É necessário que o fato seja devidamente apurado pela Câmara de Vereadores e demais órgãos da sociedade civil, bem como que o vereador seja responsabilizado pelo seu discurso, com a aplicação das penalidades cabíveis.
Novo Hamburgo, 19 de abril de 2023.
Direção do SINDPROFNH