Saque será possível graças ao reconhecimento do decreto de emergência do município pelo governo federal.
O Município de Novo Hamburgo teve reconhecido seu decreto de emergência pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em publicação no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, dia 3. Com isso, Novo Hamburgo é um dos primeiros municípios da região a ter seu decreto reconhecido pelo governo federal.
O decreto foi promulgado em razão do ciclone extratropical do dia 15 de junho, que provocou inundação em parte do bairro Santo Afonso (Vilas Palmeira, Marrocos e Kroeff), parte do bairro Canudos (Visital, Esmeralda, Kippling e Getúlio Vargas) e também parte de Lomba Grande (Integração e Porto Satiro), além de localidades pontuais em outros bairros.
A Defesa Civil de Novo Hamburgo deve concluir na próxima semana o cadastro detalhado da Caixa Federal para liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas atingidas pelo ciclone. Com a finalização do cadastro, o banco irá informar sobre a liberação do FGTS.
A partir desta terça-feira, a Defesa Civil coloca o whats 51 3587-7863 à disposição para esclarecimentos sobre esta questão do FGTS, além de pedido de emissão da declaração de área/casa atingida pela enchente ou qualquer outra solicitação envolvendo a Defesa Civil do município. Importante: contato com whats da Defesa Civil somente por este número.
O reconhecimento da situação de emergência também atesta a necessidade urgente do Município em atender as comunidades atingidas, a exemplo do que vem fazendo a Prefeitura de Novo Hamburgo, tanto no acolhimento das pessoas atingidas, com abrigamento, distribuição de alimentos, colchões e materiais de limpeza, quanto no recolhimento de entulhos.