Alerta é do climatologista Nilson Wolff, que fala em temperaturas de até 6º graus já nesta semana
Se você já colocou a roupa mais grossa em um canto escondido no armário, é melhor ir se preparando. O climatologista da Rede de Climatologia de Campo Bom, Nilson Wolff, alerta que não dá ainda para guardar os casacos, porque o frio deverá persistir até dia 30 de setembro.
A previsão indica que a chuva deve chegar na quinta-feira, dia 13, e fazer baixar as temperaturas, as quais deverão variar de 6º a 7ºC e atingir ao longo do dia, na segunda quinzena de setembro, médias de 15º e 16º C.
A queda brusca na temperatura contrasta com o calor registrado há cerca de uma semana. No entanto, esse mini-verão de setembro não é o maior dos últimos anos. Wolff informa que, ao verificar os registros da Rede de Climatologia, encontrou informações de que, em 7 de setembro de 2004, os termômetros da cidade haviam registrado a temperatura de 38,7ºC, e bateram o recorde dos últimos 23 anos.
No entanto, Wolff alerta que o forte do calor ainda está por vir. Segundo ele, existe o risco de que na quarta-feira esse recorde seja quebrado e que as temperaturas só comecem a ser amenizadas com a chegada da chuva, na quinta-feira.
Segundo o climatologista, o mês de setembro está sendo dividido em duas etapas A primeira revela uma quinzena de calor. Agora, na segunda quinzena, deve ocorrer um período de temperaturas mais baixas.
Outra primeira quinzena em setembro de temperaturas elevadas aconteceu há 3 anos. Isso porque setembro é um mês de transição. “É um período que estaremos saindo do inverno e ingressando na primavera, que inicia dia 20. É um mês de grandes amplitudes térmicas”, explica
Wolff diz possuir registros de que em 1995 teria acontecido uma situação semelhante, quando, em 18 setembro daquele ano, a temperatura atingiu os 34º C e, no dia seguinte, despencou para 9,8º C, em Campo Bom.
Ele diz que está quase que anormal essa quantidade de dias quentes. “Mas não dá para perder de vista que, há 3 anos fez muito calor na região em setembro, enquanto que, em outubro, a temperatura foi bem amena”.
Primavera chegou cedo
O professor Wolff acredita que algumas das florações que já são percebidas nas ruas e praças podem ser prejudicadas com a mudança brusca de temperatura que ainda ocorrerá. Para os agricultores de Lomba Grande, ele orienta que seria importante aguardar até o final de setembro para iniciar o plantio de qualquer espécie, para não correr o risco de perder as sementes.
Em termos de temperatura, registra-se que, nos primeiros 10 dias de setembro, a região está vivendo com uma temperatura média de quatro graus acima da média histórica, que é de 16,6º C e tem girando em torno de 20,7ºC.
A temperatura máxima no Vale do Sinos, neste domingo, atingiu a marca de 34,7ºC. Já durante a noite, a mínima registrada foi de 14ºC. Uma queda bem significativa. O meteorologista estima que nesta segunda-feira a máxima fique em torno de 35ºC.