Os volumes de chuva foram fora do comum e em muitas regiões choveu apenas em 1 dia o que deveria chover de um a dois meses inteiros.
De acordo com os dados da rede do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o maior acumulado de 24 horas (até as 3h desta sexta) foi registrado em Maquiné, em seguida Bom Princípio, Gravataí, São Leopoldo, Itati, Alto Feliz, Sapucaia do Sul, Três Forquilhas, São Sebastião do Caí.
Informações sobre vítimas ate o momento:
1 óbito: homem, 23 anos, em São Leopoldo, por descarga elétrica. Até o momento o corpo ainda não foi retirado do local.
1 desaparecido São Leopoldo
1 desparecido em Portão
Novo Hamburgo
Nas últimas 12 horas, com um volume de chuva excepcional que superou significativamente a média mensal. Segundo dados da Defesa Civil, foram registrados 205 milímetros de precipitação, ultrapassando em 47% a média mensal de 140 milímetros. O impacto foi imediato, com o nível do Rio dos Sinos subindo 3,2 metros em apenas 24 horas, resultando em alagamentos em diversas áreas da cidade.
Entre os bairros mais afetados estão Santo Afonso e Canudos, especialmente a Vila Kipling. O rápido aumento do nível do rio resultou em inundações generalizadas, exigindo a intervenção da Defesa Civil. A prefeita Fátima Daudt esteve presente desde cedo acompanhando a situação e supervisionando as operações. Ela destacou a preocupação com a situação em todo o Estado e reforçou que o plano de contingência da cidade está em pleno funcionamento, com equipes nas ruas e a central de operações em operação.
São Leopoldo
As chuvas intensas resultaram no transbordamento de diversos arroios, incluindo o arroio Kruze na rua 20 de Setembro, o arroio João Corrêa no bairro Vicentina e os arroios Campina Cerquinha, no bairro Campina. Diante dessa situação, foi orientado à população que evitasse sair de casa, a fim de não se expor a riscos desnecessários. Para auxiliar na remoção dos materiais das Casas de Bombas, retroescavadeiras foram empregadas, uma vez que havia um acúmulo significativo de resíduos, incluindo a identificação de um sofá durante a vistoria.
O prefeito Ary Vanazzi demonstrou preocupação com a situação e afirmou que as equipes trabalharam durante toda a noite. Ele ressaltou a importância de as pessoas estarem alertas, especialmente aquelas que residem em áreas mais baixas, como Vila Brás, Campina, Vicentina, Paim e próximo ao arroio Kruze. Vanazzi enfatizou que as Casas de Bombas estavam operando em pleno funcionamento e que era essencial transmitir esse alerta à população.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura emitiu um alerta solicitando à população que evitasse sair de casa até que a situação estivesse estabilizada, devido ao transbordamento de vários arroios na região.

Estância Velha
O prefeito de Estância Velha e presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico, Diego Francisco (PSDB), tomou medidas rápidas e convocou uma reunião de emergência nesta sexta-feira (16) para traçar estratégias de enfrentamento às fortes chuvas que têm acometido a cidade e a região do Vale do Sinos desde quarta-feira (14). A reunião, marcada começou às 9h30 e conta com a presença do primeiro escalão da prefeitura, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Diante das intensas chuvas e dos problemas decorrentes das inundações, o chefe do Executivo ressaltou a importância de manter a equipe em alerta total. “Determinei à equipe para que permaneça em alerta total“, afirmou Diego Francisco. Ele também percorreu os pontos mais críticos do município entre a quinta-feira, 15, e a madrugada de sexta-feira, a fim de avaliar a situação de perto.
Campo Bom
Após a ocorrência de um intenso temporal na cidade de Campo Bom, equipes das secretarias de Obras, Desenvolvimento Social e Segurança, juntamente com a Defesa Civil, estão trabalhando incansavelmente desde a noite de quinta-feira (15) no socorro às vítimas e na avaliação dos estragos causados. Com o objetivo de prestar assistência adequada, o município está se preparando para abrigar possíveis desabrigados, conforme as previsões da Defesa Civil.
Desenvolvimento: O prefeito Luciano Orsi está acompanhando de perto os esforços das equipes de socorro e enfatiza a importância da solidariedade e apoio da comunidade neste momento de apreensão. A Administração Municipal está organizando uma força-tarefa para atender os moradores mais afetados pela calamidade, buscando fornecer o suporte necessário para superar as dificuldades enfrentadas.
O muro da empresa Intexco desabou com a forte chuva.
Sapiranga
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e com o apoio do Corpo de Bombeiros, tem adotado medidas para auxiliar as pessoas atingidas pelos eventos climáticos.
Um dos principais impactos registrados foi o transbordamento do arroio Sapiranga, que corta o bairro Centro, resultando em alagamentos nas áreas adjacentes. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, localizada na Av. Mauá, foi diretamente afetada e, por esse motivo, não está operando nesta sexta-feira. Os atendimentos de emergência estão sendo redirecionados para o Hospital Sapiranga e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. A prefeita Carina Nath esteve presente no local durante a madrugada, acompanhando a remoção de dois pacientes que estavam em atendimento e que foram realocados para o Hospital.
A situação também impactou o setor educacional do município. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oscar Felix da Silva teve suas aulas suspensas hoje devido à obstrução de acesso dos alunos e funcionários. No entanto, assim que as águas baixarem, a direção da escola pretende reabri-la, servindo alimentação para os alunos e a comunidade. Além disso, as escolas Balduíno Wasem e 25 de Julho também suspenderam as atividades.
A UPA da cidade também está alagada.
Dois Irmãos
As famílias que residem em áreas próximas de arroios e rios devem ficar atentos aos níveis da água e caso perceber que a casa esteja em risco de alagamento estão orientadas a sair de casa e procurar um local seguro para se abrigar.
A Administração Municipal de Dois Irmãos, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros estão desde ontem à noite monitorando e auxiliando as famílias em pontos de alagamento registrados ao longo da noite e madrugada desta sexta-feira, 16, em diversas regiões da cidade.
Também alertamos a não se arriscar em atravessar a pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas, além do risco de choque elétrico.

Pátio da empresa Taqui:
Portão
A Prefeitura está abrigando a comunidade afetada pela enchente no Centro de Eventos (Rua 9 de outubro, 190). O local está arrecadando colchões, cobertores e alimentos.
Imagens enviadas ao Jornal Acontece por um morador da vizinhança da Portelinha mostram a gravidade da situação da vila, que fica na margem do Arroio Boa Vista, bairro Estação Portão. A Rua Boa Vista, na altura da Portelinha, segue bloqueada devido ao avanço das águas do arroio.
Aulas em Portão, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga estão suspensas!