Que absurdo. É de chorar! Uma árvore rara, plantada no coração do bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, e que se tornou destino turístico, foi destruída nesta quarta-feira (29), na rua Barão de Santo Ângelo, no bairro Hamburgo Velho. Ainda não se sabe quem cometeu o ato, pois, em frente a casa, não há câmeras de segurança.
![Árvore rara é depredada, a luz do dia, em Novo Hamburgo 1 FB IMG 1656543354825](https://valedosinos.org/wp-content/uploads/2022/06/FB_IMG_1656543354825.jpg)
A dona da casa e hamburguense, Adriana Callegari, foi a promissora que plantou as mudas da árvore, que foi um ponto turístico e sucesso da rua. Ela lamentou a situação. “Que triste dia…. Foram 5 dias para convencer o sr. Makoto Igui, da colônia japonesa de São Paulo, para conseguir as mudas destas cerejeiras japonesas. Foram plantadas no final de 2010, e, para surpresa do de Makoto, tiveram sua primeira florada após 4 anos, quando o normal seriam 6 anos. Nas palavras do representante da cultura milenar japonesa é um “sinal de que ela acolheu a família”. Hoje chegamos em casa e nos deparamos com a tristeza de uma poda severa, sem nenhum comunicado e na pior época, pois sua floração estava pronta. Este ano não teremos fotos de gestante, chá de revelação, debutante, casamento e outros tantos que simplesmente paravam na rua. Se vocês imaginassem a alegria que tínhamos cada vez que alguém parava pra tirar fotos, nós nos controlávamos para não sair nas fotos. Este ano não teremos o zumbido docimente ensurdecedor das abelhas, corruíras não voltarão para fazer seu ninhos. Simplesmente por que alguém não foi capaz de dizer nada…. Passaram a moto serra em um poda severa em mais da metade das duas árvores. É lamentável”, disse ela.
HISTÓRIA
A cerejeira-ornamental é uma árvore de médio porte (de 4 a 10m) e floração decorativa, largamente utilizada no paisagismo, onde rende melhor efeito quando isolada (em destaque), mas também pode ser utilizada em renques, ao longo de alamedas ou em grupos, formando pequenos bosques. De baixa manutenção, praticamente não requer podas (aliás, não tolera podas drásticas), necessitando apenas a remoção de ramos doentes, mal-formados e secos.