Foi aprovado em primeiro turno na sessão desta terça-feira o projeto de lei de autoria do Executivo que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2007. O projeto recebeu 47 emendas dos vereadores. Destas, uma foi rejeitada pelo plenário. A receita total estimada para o ano que vem chega a R$ 313.447.037,00, segundo o projeto.
Entre as proposições, 30% foram reservadas para a área de saúde, incluindo a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde ampliação de horário de atendimento em outras duas; a implantação de farmácia comunitária em três UBSs, aquisição de medicamentos de UBSs e Hospital Municipal, entre outras. “Não vamos mexer no orçamento da saúde, mas ampliar ele”, declarou Gilberto Koch, autor da emenda da ampliação da UBS do bairro Santo Afonso.
As emendas incluíram ainda pavimentação das ruas Terceira Idade, Nossa Senhora de Fátima, Pastor Valdemar Ramon, Xapurí, Luiz Gonzaga Peres e parte da Pastor Aleixo Flores da Silva no Loteamento Colina da Mata; Jacob Guehardt, Valter Bernardes, Osvaldo Silva, Barilóchi, Beltrão, Costa Leste e Doutor Benfica, no Loteamento Kephas Norte; e Coral, Ferrite, Diamante e travessa entre as ruas Coral e Ferrite na Vila Pedreira, ambas no bairro São José.
Também foi incluído no orçamento o asfaltamento das ruas Itararé e Getúlio Vargas, no bairro Pátria Nova; Aurora e Paquetá, no bairro Ouro Branco; Quarai, no Bairro Boa Vista; Emilio Riegel, Feliz (entre ruas Bartolomeu de Gusmão e Potiguara), Av. Alcântara (da Av. Ver. Oscar Horn até Av. dos Municípios); em Canudos; e 19 de Novembro, no bairro São Jorge.
O orçamento também teve emenda incluindo melhoramento, manutenção e ampliação da rede de iluminação pública nas ruas Portugal, Ceará, Paraná e São Paulo, no Bairro Rincão; rua Ipê, no bairro Ideal; ruas Octávio Oscar Bender e Veneza, no bairro Canudos e no bairro São Jorge, da Avenida Engenheiro Jorge Schury, entre outras, cujos pedidos de providências não foram atendidos sob a alegação de falta de dotação orçamentária.
A única emenda rejeitada destina recursos de R$ 280 mil para aplicação em serviços gráficos no Legislativo. A autoria da emenda é dos vereadores Antonio Lucas, Soli Silva e Ito Luciano.