Por oito votos a três os vereadores aprovaram o projeto do Executivo que cria uma secretaria Especial de Assessoramento a ser ocupada pelo jornalista Mario Selbach, ex-assessor de imprensa do saudoso deputado Federal Júlio Redecker
A ausência dos vereadores: Ralfe Cardoso e Maria Lorena Mayer, no plenário, próximo ao final do expediente da quinta-feira, 27, garantiu ao Executivo a criação da Secretaria Especial de Assessoramento, a ser ocupada pelo jornalista Mário Selbach. Ralfe Cardoso teria saído antes do final da sessão pelo fato de sua casa ter sido inundada com o temporal. Os dois parlamentares hamburguense haviam reforçado os votos de Anita Lucas de Oliveira, Gilberto Koch – o Betinho e Volnei Compagnoni, na terça-feira, e evitado que o projeto fosse colocado em votação no plenário.
Além da criação da secretaria também foi definido, na tarde da quinta-feira, em primeira e segunda votação, o índice de reajuste do piso do funcionalismo público em 6,39% , a ser aplicado sobre a folha de pagamento do mês de abril. Ainda durante a sessão de ontem foi aprovado o projeto de instituição do Plano de Classificação de Cargos e Funções para os servidores da Companhia Municipal de Saneamento – Comusa, que está sendo transformada em autarquia.
Durante a sessão o prefeito Jair Foscarini foi convidado pelos vereadores a falar sobre as receitas que o município obteve 2007. Segundo Foscarini no ano passado a administração pública trabalhou com uma receita de pouco mais de R$ 250 milhões, representando um crescimento de 15% na arrecadação, comparativamente a 2006. O custo da máquina pública por habitante chega a quase R$ 1 mil reais.