Procurador-geral da República, Roberto Gurgel, será o primeiro a se manifestar. Ele terá cinco horas para fazer a acusação dos 38 réus.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Após levar um dia para votar o pedido de divisão do processo do mensalão, os ministros do Supremo Tribunal Federal – STF, retomam o julgamento nesta sexta-feira, dia 03.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, será o primeiro a se manifestar. Ele terá cinco horas para fazer a acusação dos 38 réus. Após a sessão desta quinta-feira, dia 02, Gurgel deixou claro que sua intenção é cumprir o cronograma estabelecido pelo STF. Por isso, não realizou o pedido de suspeição do ministro Dias Toffoli.
Se o STF cumprir o cronograma definido, ainda haverá tempo para os advogados iniciarem a defesa dos réus. Eles terão uma hora cada para realizar uma sustentação oral. A expectativa é que o advogado do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, acusado de chefiar o núcleo político do esquema, seja o primeiro a usar a palavra.
Na acusação, Gurgel sustentará a tese de que o PT montou um esquema de compra de votos no Congresso Nacional em troca de dinheiro de bancos públicos. Ainda de acordo com a denúncia, três núcleos foram responsáveis pelo funcionamento do esquema. O núcleo político teria sido coordenado por José Dirceu.
O núcleo operacional, por Marcos Valério, sócio da SMP&B, uma empresa de publicidade responsável por recolher empréstimos com bancos públicos. No núcleo financeiro, fazem parte diretores de bancos.
Informações de R7
FOTO: Dida Sampaio /AE