Após desembarcar em Recife, blogueira cubana irá iniciar uma sequência de viagens com a duração de três meses por 12 países da América Latina e da Europa.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Após seis anos aguardando por um visto de saída de Cuba, chegou ao Brasil na última segunda-feira, dia 18, a blogueira cubana Yoani Sánchez. Ela que se tornou conhecida pelo mundo todo por causa de suas críticas à ditadura em seu país. Em Feirade Santana, na Bahia, momentos antes da exibição de um documentário relatando a falta de liberdade em Cuba, um grupo hostilizou a blogueira.
Acompanhada de amigos e com o senador Eduardo Suplicy (PT – SP), Yoani foi para uma sala e disse não se importar com o que ouviu. Ela afirmou gostar que diferentes opiniões podem ser expressadas no Brasil. No entanto, o documentário acabou não sendo exibido.
Yoani ficou conhecida mundialmente após de criar o blog Geração Y. O foco de seu trabalho era de fazer críticas aos governos de Fidel e Raúl Castro. Suas opiniões são traduzidas para 15 idiomas. “Cuba é um país que eu chamo ‘a ilha dos desconectados’. O acesso à informação é muito limitado. Agora estou me informando do tanto de gente que me segue, me lê e quanta gente me critica também”, disse.
A blogueira só conseguiu sair do país devido a uma nova lei migratória que entrou em vigor em janeiro. Foi uma das recentes alterações feitas pelo governo cubano, e Yoani disse que espera muito mais. “Essas são as reformas possíveis dentro do governo Raúl Castro. As reformas desejadas e sonhadas são, por exemplo, que se aceite a presença de outra força política, a liberdade de expressão, a liberdade de associação. Tenho fé que, em pouco tempo, Cuba vai mudar”, disse.
Informações de Portal G1
FOTO: reprodução / exame.com.br
