População se apresenta menos confiante, mas o mercado de trabalho aquecido está mantendo a população ainda otimista, segundo economista da Fecomércio-RS.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Comércio – CNC, e divulgada pela Fecomércio-RS na manhã desta terça-feira, dia 29, revela que o gaúcho está mais pão duro.
O levantamento Intenção de Consumo das Famílias – ICF-RS teve, em junho, uma queda no seu indicador geral, que passou de 133,2 pontos em maio para 128,5 pontos em junho.
“O quadro geral mostra que a população se apresenta menos confiante, mas o ICF-RS ainda é positivo, com resultado médio bem acima dos cem pontos. Pela boa pontuação dos itens emprego atual e perspectiva profissional, a indicação que nos dá é de que o mercado de trabalho aquecido está mantendo a população ainda otimista”, analisa o economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos.
Dos sete quesitos analisados pela pesquisa, com escala de pontuação de 0 até 200, cinco apresentaram diminuição das avaliações, sendo a menor pontuação registrada no item Nível de Consumo Atual, com 96,7 pontos, primeiro resultado abaixo da linha de indiferença de cem pontos. O melhor resultado foi no item Momento para Duráveis, que registrou 142,1 pontos.
Os demais quesitos analisados pela pesquisa são Perspectiva Profissional (140,7 pontos), Renda Atual (139,8 pontos), Acesso a Crédito (135,4 pontos), Emprego Atual (137,7 pontos) e Perspectiva de Consumo (107,3 pontos).
Informações de Jornal do Comércio
FOTO: reprodução