Dentre os representantes gaúchos, apenas o senador Pedro Simon e os deputados Osmar Terra e Paulo Pimenta compareceram ao Congresso.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Após ter passado o Dia do Trabalho, que aconteceu na última quarta-feira, primeiro de maio, deputados e senadores resolveram alongar o feriado. Isso porque nesta quinta-feira apenas 23 dos 513 parlamentares foram trabalhar. O índice corresponde a 4,5% de todos os deputados federais brasileiros. Além disso, dos 81 senadores, apenas cinco estavam em Brasilia, um total de 6%.
O quorum no Congresso Nacional pode ser explicado por causa das sessões não deliberativas (destinada a debates). Sendo assim, a presença dos parlamentares não é necessariamente obrigatória, mesmo não havendo desconto na folha salarial. Atualmente, deputados e senadores recebem R$ 26.723,13. Em 2010, eles tiveram os salários equiparados aos recebidos pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, presidente e vice-presidente da República e ministros de Estado.
” Eu tenho um projeto de lei, que já foi apresentado quatro vezes, que tenta acabar com as sessões não deliberativas. A ideia é nos reunirmos sempre na última semana do mês, e definirmos o que será colocado em pauta no mês seguinte. Assim, ficaríamos direto no Congresso e votaríamos tudo de uma vez”, disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS), um dos poucos presentes no plenário.
Cristovão Buarque, senador pelo PDT do Distrito Federal, defendeu a ausência de seus colegas “Eu entendo perfeitamente o motivo dos outros senadores não estarem aqui hoje. Supõe-se que eles estejam trabalhando em suas bases eleitorais, nos seus estados de origem. O senador não trabalha somente no plenário, trabalha na rua também”.
Confira a lista dos senadores que foram trabalhar nesta quinta-feira:
Morazildo Cavalcanti (PR-RR)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Cristovão Buarque (PDT-DF)
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)
Roberto Requião (PMDB-PR)
Lista dos deputados:
Sebastian Bala Rocha (PDT-AP)
Átila Lins (PSD-AM)
Marcos Rogério (PDT-RO)
Hugo Napoleão (PSD-PI)
Paes Landim (PTB-PI)
Hugo Motta (PMDB-PB)
Luiz Couto (PT-PB)
Augusto Coutinho (DEM-PE)
Luciana Santos (PCdoB-PE)
Arthur Lira (PP-AL)
Amauri Teixeira (PT-BA)
Colbert Martin (PMDB-BA)
José Saraiva Felipe (PMDB-MG)
Adrian (PMDB-RJ)
Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Ricardo Berzoini (PT-SP)
Salvador Zimbaldi (PDT-SP)
Érika Kokay (PT-DF)
Izalci (PSDB-DF)
Reguffe (PDT-DF)
Armando Virgílio (PSD-GO)
Edinho Bez (PMDB-SC)
Osmar Terra (PMDB-RS)
Informações de oglobo.globo.com
FOTO: ilustrativa / brasília.df.gov.br