Profissionais selecionados pelo Mais Médicos deverão esperar concessão do documento. Conselho Federal de Medicina estaria cobrando documento não obrigatório, diz Governo.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Dos 670 profissionais estrangeiros que chegaram para trabalhar pelo programa Mais Médicos, 87% destes estão impedidos de dar atendimento. De acordo com o Ministério da Saúde, os conselhos regionais de saúde estão atrasando o procedimento ao pedir documentos não previstos.
Segundo o Conselho Federal de Medicina – CFM, as informações extras seriam fundamentais para a realização da fiscalização. Os dados referentes a última segunda feira, dia 23, mostram que 165 registros deveriam ser entregues, mas apenas 87 foram liberados. Setenta e oito ainda não foram atendidos, 33 por falta de documentos e os outros 45 vão ser checados.
No Rio Grande do Sul, 19 médicos estão com registro provisório e começarão a trabalhar nesta quarta-feira , dia 25, porém, a maioria dos estrangeiros espera pela emissão de registro.
Os conselhos regionais devem liberar o registro profissional de outros 221 médicos estrangeiros até o fim desta semana, informa o Ministério da Saúde. Pela lei, a concessão deve ser feita 15 dias após da data do pedido.
Informações Portal G1
FOTO: ilustrativa / ebc.com.br