Remédios fazem parte da categoria conhecida como “tarja preta” e precisariam ser comprados apenas em farmácias autorizadas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os ansiolíticos estão entre os medicamentos mais consumidos no Brasil nos últimos anos, embora sejam de uso controlado, segundo boletim técnico divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa nesta sexta-feira, dia 20.
De acordo com o Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, desde 2007 os inibidores do sistema nervoso central feitos a partir de substâncias como o clonazepam, bromazepam e alprazolam são os mais consumidos entre os 166 princípios ativos listados na Portaria SVS/MS nº 344, que inclui também as substâncias usadas em outros medicamentos de uso controlado, como emagrecedores e anabolizantes.
Os ansiolíticos estão entre os remédios conhecidos por “tarja preta”. Estes medicamentos só poderiam, teoricamente, ser comprados em farmácias registradas e autorizadas pela Anvisa a comercializar os remédios listados na Portaria 344.
De acordo com a Anvisa, a venda legal de Rivotril – nome com o qual é comercializado o ansiolítico produzido a partir do clonazepam – saltou de 29,46 mil caixas em 2007 para 10,59 milhões em 2010. A Anvisa estima que só em 2010 os brasileiros gastaram ao menos R$ 92 milhões com Rivotril. O segundo mais comercializado, o Lexotan (bromazepan), vendeu, em 2010, 4,4 milhões de unidades. Já o Frontal (alprazolam) registrou 4,3 milhões de unidades.
Os técnicos chamam a atenção para o grande volume de receitas prescritas por dentistas e médicos veterinários, percentualmente maior que a quantidade aviada por médicos.
ERRAMOS! Matéria alterada para correção do uso da palavra “antidepressivos” como sinônimo de “ansiolíticos”. O Portal novohamburgo.org agredece aos leitores que apontaram nosso engano.
Informações de Agência Brasil
FOTO: ilustrativa