Ministério da Saúde considera o procedimento cirúrgico de troca reparador e não estético, segundo a agência de saúde suplementar.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os planos de saúde que descumprirem as normas estabelecidas para a substituição de próteses de silicone das marcas PIP e Rofil poderão arcar com multa de 80 mil reais.
Leia Mais
Trocas de implantes de silicone defeituosos serão cobertas por planos de saúde, afirma ministro
A definição foi publicada nesta terça-feira, dia 24, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, no Diário Oficial da União. Segundo a súmula, os pacientes têm direito a acompanhamento clínico, a exames complementares e ao procedimento médico de substituição das próteses.
“Para a edição desta súmula foi considerado o entendimento do Ministério da Saúde de que o procedimento cirúrgico de troca das próteses mencionadas é considerado reparador e não estético, uma vez que a ruptura da prótese e extravasamento do silicone causam processo de inflamação, com dor, inchaço e deformidade local”, disse a ANS, em nota.
Os planos antigos – firmados antes da edição da Lei 9.456, de 3 de junho de 1998 – e que tenham cláusula expressa de exclusão de cobertura de próteses ficam isentos da obrigatoriedade.
Informações de Veja
FOTO: Eric Gaillard / Reuters