Serviço atenderá idosos com avaliação especializada e deve beneficiar moradores de mais de 30 municípios
Novo Hamburgo foi habilitado pela Secretaria Estadual da Saúde para implantar o programa Ambulatório Saúde 60+ RS, voltado ao atendimento especializado de pessoas idosas. A nova estrutura deve entrar em funcionamento em setembro e atenderá não apenas a população da cidade, mas também moradores de outros 34 municípios da região.
Entre as 62 cidades que se candidataram em todo o Rio Grande do Sul, apenas 17 foram selecionadas para receber o ambulatório. Novo Hamburgo foi a única habilitada entre os municípios da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), tornando-se referência regional no atendimento à população idosa.
O anúncio foi feito na última sexta-feira, 4 de julho, à secretária municipal de Saúde, Betina Espindula, no mesmo dia em que ocorreu a assinatura das obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Mauá. “Hoje realmente é uma data especial para Novo Hamburgo. Além do anúncio da UBS, seremos habilitados para cuidar melhor das pessoas idosas”, destacou Betina.
Segundo ela, o Estado destinará um repasse mensal de R$ 120 mil para a implantação e estruturação do serviço. A equipe que atuará no ambulatório será formada por profissionais da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O atendimento será prestado no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado no segundo andar da UPA Centro.
O Saúde 60+ RS é um programa estadual que busca oferecer atendimento ambulatorial especializado e regionalizado para pessoas com 60 anos ou mais, especialmente aquelas classificadas como frágeis ou com diagnóstico de demência. O modelo de cuidado inclui uma avaliação multidimensional, que considera aspectos físicos, emocionais, sociais e funcionais da pessoa idosa.
A expectativa é de que o novo ambulatório represente um salto de qualidade na atenção à saúde da população idosa, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e cuidados integrados.
LEIA TAMBÉM:
Hospital Centenário recebe novas camas para Centro Obstétrico com doação da Unimed