Na quarta-feira, 15 de fevereiro, mais de 23 mil alunos das Escolas Municipais de Novo Hamburgo retornaram às instituições para o início do ano letivo de 2017. Os familiares e estudantes foram recebidos pelos professores, educadores e equipes diretivas. “A chegada dos alunos traz novos sons e cores, o que instiga a curiosidade e a vontade de aprender, de descobrir novos caminhos. Muito bom tê-los de volta”, destaca a Secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Empolgadas com o retorno para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Saile, as colegas Jenifer Fernandes da Silva e Jheovana de Oliveira, ambas de 7 anos, estavam felizes pelo reencontro. “As férias são boas, mas é muito legal voltar às aulas”, falou Jheovana. Os familiares que quiseram participar do momento de apresentação dos professores, de novos funcionários, e de reencontro dos estudantes, puderam acompanhar. A avó de Jenifer, Deolinda Broco, 60, acompanhou a menina e comentou a importância desses momentos. “Sempre procuro participar das atividades que a escola realiza, pois as crianças gostam muito disso”, relatou Deolinda.
Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), o retorno às atividades escolares inicia pela adaptação dos alunos nas salas. Rejane Almeida David, 41, mãe de Júlia David Saldanha da Silveira, de 4 meses, foi levar a garota para o seu primeiro contato com a EMEI João de Barro. “A gente sempre fica com o coração apertado, mas eu sei que ela vai ser muito bem cuidada e isso me tranquiliza”, disse a faxineira.
O momento de adaptação é preparado anteriormente pelos educadores da EMEIs e executado junto com os pais. A coordenadora da EMEIs João de Barro, Alexandra Flores Bitencourt, pondera a necessidade desse momento. “Nós precisamos estabelecer um vínculo, entre os pais, seus filhos, os professores e o ambiente escolar. Nós precisamos conhecer as famílias e eles precisam conhecer a proposta da escola”, relata a coordenadora.
Professores retornaram na segunda-feira
Na manhã de segunda-feira, 13 de fevereiro, os cerca de 1,6 mil professores das escolas municipais de Novo Hamburgo retornaram às escolas para os últimos ajustes antes do início das aulas. O dia foi destinado ao reencontro dos educadores, funcionários e equipes diretivas das instituições de ensino e ao planejamento do trabalho para o ano letivo. Na terça-feira, 14, os educadores foram convidados a responder, pela Internet, uma pesquisa de opinião sobre a Rede Municipal de Ensino.