O aplicativo, que pode ser facilmente baixado nos smartphones de professores e alunos, tem a capacidade de detectar e alertar sobre uma possível invasão na instituição.
O trágico episódio ocorrido em março deste ano, quando uma escola em São Paulo foi alvo de um ataque que resultou na perda de uma professora e deixou quatro pessoas feridas, gerou uma onda de preocupação em escolas de todo o país. Esse incidente foi o catalisador que levou três estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, RS, a desenvolverem o aplicativo B-A-V, também conhecido como “Botão Alerta Vermelho”. As jovens estudantes do nono ano, Erika Yasmin da Silva Schmitz, Giovanna Dias Marinovic e Marina dos Anjos, criaram esse dispositivo com o objetivo de alertar imediatamente professores, alunos e outras pessoas na escola sobre uma possível invasão, visando mitigar o medo que assolava a comunidade escolar.
O aplicativo, que pode ser facilmente baixado nos smartphones de professores e alunos, tem a capacidade de detectar e alertar sobre uma possível invasão na instituição. Ele emite um som de alerta através de ondas sonoras e acende luzes piscantes de alto brilho instaladas nas salas de aula. Além disso, o B-A-V também envia automaticamente uma mensagem SMS para o celular de um policial parceiro, permitindo uma resposta rápida em caso de emergência.
O professor Jair Müller e a professora orientadora Liliana Silveira Lopes colaboraram no desenvolvimento do B-A-V, também conhecido como “Botão Alerta Vermelho”. Eles elaboraram um formulário com depoimentos de mais de 300 estudantes, professores e equipe diretiva, a fim de compreender a visão da comunidade escolar em relação a um dispositivo de segurança instalado nas salas de aula. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os alunos se sentem mais seguros sabendo que a escola está equipada com um sistema de alerta que pode detectar uma invasão iminente. Além disso, o dispositivo foi projetado com custos acessíveis, tornando-o uma opção viável para instituições de ensino, sejam elas privadas ou públicas.
A iniciativa das alunas de Novo Hamburgo não passou despercebida. O B-A-V foi premiado com a 2ª colocação na XVI Mostraclak, realizada em Estância Velha nos dias 14 e 15 de setembro de 2023. Esse reconhecimento destaca a importância da inovação e da preocupação com a segurança nas escolas, além de incentivar a busca por soluções que possam proteger a comunidade escolar em todo o país.
Veja o vídeo: