Novo Hamburgo é um município que se preocupa com a boa alimentação das crianças, uma prova disso foi a segunda edição do Concurso Superchef, que aconteceu dia 8, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). O processo se dá também quando a organização do evento propõe inovação no cardápio escolar e a valorização das merendeiras. A partir disso, seleciona as melhores receitas, que são pontuadas dentro de alguns critérios, como: usar produtos in natura, que sejam produzidos pela agricultura familiar e não utilizar produtos processados no preparo. As receitas são baseadas no paladar das crianças e estudantes e são pensadas pelas merendeiras, que estão no cotidiano da escola e conseguem perceber a receptividade do público em termos de alimentação. O objetivo do concurso é incentivar a criatividade, enriquecendo o cardápio e proporcionando aos estudantes uma alimentação diversificada e saudável.
As finalistas foram anunciadas pela secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, que foi a mentora desta proposta inovadora:
- Isabel Cristina Bellato – EMEI Alecrim – Torta de tapioca com carne e legumes;
- Eunice Vicari Belloli – EMEB Castro Alves – Guisado à fantasia;
- Jaqueline Felten – EMEI Floresta Encantada – Pepitas assadas.
O título de SuperChef, conquistado através da sua receita de “pepitas assadas”, foi para Jaqueline Felten, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Floresta Encantada, do bairro Boa Saúde. A banca de juradas, formada por profissionais competentes na área, teve dificuldades em escolher a melhor receita, alegando que todas foram muito bem preparadas. As receitas finalistas serão sugeridas para o cardápio da merenda escolar de toda a rede municipal de ensino. Segundo a coordenadora do Setor de Nutrição da SMED, Andiara Zófoli Santini, “os ingredientes são os mesmos, mas a forma de preparar faz a diferença. Com esse concurso queremos incentivar as merendeiras a fazer um trabalho cada vez melhor!”.