Foi lançada nesta quinta-feira (3), no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), a Aliança para Inovação de Novo Hamburgo. A iniciativa reúne empresas, universidades, centros de pesquisa e o setor público com foco no fortalecimento do ecossistema local de inovação, tecnologia e empreendedorismo. O evento contou com a participação de autoridades, empresários e representantes do meio acadêmico.
Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), a proposta se inspira em modelos como o Tratado de Inovação Catarinense e tem como objetivos atrair investimentos, impulsionar a economia e gerar empregos qualificados. As metas incluem a desburocratização de processos, adoção de novas tecnologias, qualificação profissional e criação de uma plataforma digital para conectar empreendedores e investidores.
O lançamento também marcou a ativação oficial do CIT e a apresentação do programa CIT 360, desenvolvido pelo Sebrae RS. A iniciativa prevê uma série de ações ao longo de 2025 com foco na consolidação de Novo Hamburgo como polo regional de inovação.
LEIA TAMBÉM: Porto Meridional avança com apoio de lideranças em encontro na ACI-NH
“Estamos dando um passo fundamental para transformar Novo Hamburgo em um centro de referência em tecnologia e inovação. A Aliança para Inovação será um motor de crescimento, conectando talentos e criando oportunidades para nossa população”, destacou o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Fink.
A secretária da SMDEIT, Daiana Monzon, destacou o impacto da iniciativa para o futuro do Município. “A inovação é um dos pilares do nosso desenvolvimento. Queremos criar um ambiente favorável para que ideias criativas e negócios inovadores floresçam, fortalecendo a competitividade de Novo Hamburgo no cenário nacional.”
De acordo com o gerente regional Sinos, Caí e Paranhana do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), Marco Aurélio Copetti, o programa CIT 360 será um diferencial na jornada de inovação da cidade. “Estamos trazendo um modelo de suporte estruturado para startups e empreendedores, garantindo que Novo Hamburgo tenha um ecossistema dinâmico e sustentável para o crescimento tecnológico.”
Engajados na inovação
A Aliança para Inovação já conta com a participação de importantes organizações locais, como Unimed Vale dos Sinos, Universidade Feevale, Fundação Liberato, Cigam, Sicredi Pioneira, SEBRAE e ACI, entre outras. Essas entidades terão um papel fundamental na mobilização e continuidade das ações do pacto, promovendo a inovação e o desenvolvimento econômico na região. Outras empresas e instituições interessadas poderão aderir à iniciativa para contribuir com soluções que fortaleçam o ambiente de negócios de Novo Hamburgo.
Eventos estratégicos impulsionam o movimento
A primeira ação da Aliança foi a ativação do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), com o lançamento do programa CIT 360, liderado pelo Sebrae RS. O programa conta com eventos ao longo do ano, incluindo workshops, rodadas de negócios, hackathons, pitch days para startups e debates sobre inteligência artificial e Indústria 4.0. A agenda culminará em um summit no CIT, um evento de grande porte, consolidando a cidade como referência em inovação e tecnologia.
Transformação econômica e social
A implementação da Aliança para Inovação Novo Hamburgo trará impactos significativos, como:
- Geração de empregos qualificados e retenção de talentos na cidade;
- Atração de novos investimentos e fortalecimento da economia digital;
- Criação de políticas públicas para fomentar a inovação e modernizar a infraestrutura tecnológica;
- Aumento da competitividade de Novo Hamburgo no cenário nacional e internacional.
Com essa iniciativa, Novo Hamburgo se posiciona como protagonista no cenário da inovação, garantindo um futuro sustentável e tecnologicamente avançado para a cidade e seus habitantes.
Turismo para negócios
Unindo negócios e lazer, Novo Hamburgo oferece uma experiência única que combina o potencial corporativo com o charme das suas rotas turísticas Caminhos de Lomba Grande e Caminhos de Hamburgo Velho, que foram apresentadas durante o evento. A primeira celebra a zona rural da cidade, proporcionando experiências de contato com a natureza, gastronomia colonial e lazer ao ar livre, como passeios de bicicleta e caminhadas. Já a segunda destaca o bairro mais antigo de Novo Hamburgo, Hamburgo Velho, tomado como patrimônio histórico, repleto de museus, arquitetura em estilo enxaimel e imersão cultural, onde estão presentes as raízes da colonização alemã.
LEIA TAMBÉM: Refis oferece até 100% de desconto em juros e multas em contas de água e esgoto