Os Amigos da Alegria são jovens estudantes que animam as tarde do hospital com brincadeiras, músicas e muitos sorrisos
As quartas-feiras não são mais as mesmas no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Nesse dia, em todas as semanas, um grupo de estudantes do curso técnico de enfermagem do Colégio Santa Catarina encanta a tarde dos pacientes. São os Amigos da Alegria. O grupo se reveza entre quatro e cinco componentes por visita, e com os rostos pintados e muitos sorrisos, brincam e cantam com todos.
Criado há três anos o programa conta com cerca de 40 integrantes que visitam além do Hospital Municipal outras casa de saúde. A coordenadora do projeto, Regina Führ, explica que o trabalho do grupo é deixar o ambiente de hospital mais alegre e agradável e assim, ajudar na recuperação dos pacientes. “ O pouco tempo de integração transforma a vida da pessoa de tal maneira que não conseguimos avaliar”, destaca.
Para integrar o grupo os participantes são avaliados quanto à sua sensibilidade e empatia. Além disso, devem estar dispostos a vestirem-se com roupas muito coloridas e pintar o rosto com maquiagem criativa. A maioria utiliza nomes artísticos em suas apresentações, como: “Doutora Vitamina”, “Doutora Fashion”, “Assisqueceu” entre muitos outros.
De jaleco branco e nariz de palhaço o estudante Guilherme Vieira Schwade, 15 anos, se apresenta como “Doutor Anacleto Batata”. O jovem está no grupo há dois anos e meio. “No final de semana eu já começo a pensar nas brincadeiras que vou fazer com os pacientes”, diz Guilherme.
Paola Bento, 16 anos, diz que ao chegar no hospital a alegria é renovada. “Lá é diferente. Sentimos uma imensa satisfação de fazermos o trabalho e o desânimo vai embora”, confessa. E a alegria do grupo cativa até mesmo os funcionários do Hospital. A recepcionista, Marciana Wiest é só elogios para os Amigos da Alegria. “Eles são muito simpáticos e alegres. Mudam bastante a nossa realidade”, afirma.