O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e pontua para o 1º Ranking da Canoagem Velocidade e Paracanoagem.
Nesta quinta-feira, 25, a equipe da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) partirá rumo à II Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que acontecerá de 26 a 28 de maio, em Curitiba. A Aleca estará representada por seis membros, incluindo membros da comissão técnica e atletas, juntando-se a mais de 300 competidores. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e contribui para o 1º Ranking da Canoagem Velocidade e Paracanoagem.
Em São Leopoldo, a canoagem é promovida pelo Projeto Canoagem na Escola, desenvolvido pela Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e atende estudantes da rede pública de ensino. O projeto foi iniciado no segundo semestre de 2005, com o objetivo de ocupar o tempo livre de crianças e adolescentes que costumavam nadar no rio. A partir de 2008, o projeto começou a participar de competições no estado. Em 2009, os treinos foram intensificados e, no ano seguinte, a equipe competiu pela primeira vez em nível nacional. Para formalizar a participação da equipe nas competições, a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) foi fundada em 2011.
Atualmente, a equipe é composta por 10 professores, e a coordenação é formada por oito pessoas que auxiliam nos treinos dentro e fora da água. O projeto Canoagem atende 190 estudantes da rede municipal, com atividades realizadas de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, durante o contraturno escolar. A Aleca conta com cinco atletas e mais 12 estudantes na categoria de base. Durante o projeto, os atletas treinam duas vezes por semana. Após se tornarem membros da Aleca, eles passam a treinar cinco dias por semana.
Foto: Divulgação/PMSL