Serão realizadas obras de drenagem no leito da linha do metrô, como a canalização entre as ruas Ipê e Guananás, nos bairros Ideal e Ouro Branco.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A solução dos problemas de alagamentos em áreas que compreenderão a futura ampliação da linha do metrô em Novo Hamburgo está mais próxima.
A Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos – Semopsu está discutindo, com a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. – Trensurb e o Consórcio Nova Via, obras que busquem a redução do problema.
Entre as melhorias, foi acordado que o consórcio assumirá a construção de uma nova canalização entre as ruas Ipê (no bairro Ideal) e Guananás (no Ouro Branco), o que diminuirá as inundações nessas vias e nos arredores.
Também está em estudo um projeto de macrodrenagem no leito do metrô entre as ruas Sete de Setembro e Três de Outubro, para que alagamentos também não ocorram nesse trecho. A solicitação foi feita pelo prefeito Tarcísio Zimmermann junto ao Trensurb em 2010.
A mais recente reunião para discutir esses aspectos foi realizada na última sexta-feira, dia 21, na sub-sede do Consórcio Nova Via, junto ao canteiro de obras da extensão da linha do trem (foto).
O encontro contou com a presença do secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Lino Augusto de Negri, do secretário Geral de Governo e de Relações Comunitárias, Egon Kirchheim, e dos diretores de Obras Públicas, Paulo Schmidt, e de Esgotos Pluviais, Jorge Koch, entre demais representantes da Semopsu. A Comusa – Serviços de Água e Esgoto também esteve presente com o diretor geral Mozar Dietrich e o diretor técnico Alexandre Menezes. Todos se reuniram com técnicos da Trensurb e do Nova Via.
Informações de Imprensa da PMNH
FOTO: divulgação / Ronan Dannenberg