Para qualificar e aprimorar os integrantes da corporação da Guarda Municipal de Novo Hamburgo o grupo estará participando de um de curso de reciclagem e habilitação para o porte de pistola 380 e revólver 38. O objetivo é para o uso adequado do armamento em casos em que o uso da arma de fogo seja indispensável. A parte teórica acontece na sala de ensino, na sede da Guarda, no bairro Pátria Nova. As aulas práticas serão realizadas no estande de tiro do Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo (Rua Guia Lopes, 696, bairro Rondônia) na sexta-feira, dia 14 de agosto, a partir das 9 horas.
O curso será ministrado por agentes da própria corporação e por um instrutor de defesa pessoal. O treinamento abordará questões de direitos humanos, uso diferenciado da força, introdução ao uso de arma de fogo, legislação aplicada, o uso legal da arma de fogo, classificação e nomenclatura das armas de fogo, emprego tático das armas de fogo e munições e regras de segurança com armas de fogo. O treinamento será ministrado por agentes da própria corporação e por um instrutor de artes marciais, dentre outros temas.
Conforme o diretor da Guarda Municipal, Marcos dos Santos, esta capacitação vem de encontro a lei Federal 13.022 de 2014, que dá poder de Polícia aos Guardas Municipais. “Este advento exige uma adequação com maior capacitação e um aprimoramento continuado para os agentes da Guarda Municipal” destaca. Por meio do Decreto 76/1996, foi criada a Escola de Capacitação e Reciclagem da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. O objetivo do mecanismo é o aprimoramento profissional dos servidores para um melhor atendimento a comunidade.
FOTO: Andressa Lima