Operação Golfinho 2007 já registrou 59 mortes por afogamentos em rios, lagoas e açudes no Estado
A Operação Golfinho, iniciada no dia 16 de dezembro, já registrou a morte de 59 pessoas por afogamento em rios, lagoas e açudes do Rio Grande do Sul. O número é aproximadamente 60% maior do que o registrado na última temporada de verão.
Na Operação Golfinho de 2006, em seu primeiro mês, foram registradas 37 mortes (22 a menos do que neste ano). Há um consenso entre salva-vidas de que, como os dias estão mais quentes, os veranistas se arriscam mais em água desprotegidas e perigosas.
Já quanto aos números referentes à mortes no mar, não há alterações com relação ao veraneio passado. Houve duas vítimas fatais nos primeiros 30 dias da Operação Golfinho. Por outro lado, o número de salvamentos à beira-mar caiu 38%. Para o comandante dos salva-vidas da Operação, Tenente-Coronel Joel Prates, a queda se deve às condições do mar e a uma maior conscientização das pessoas.
O dia com mais salvamentos até agora foi o sábado passado, dia 13, quando algumas praias tiveram bandeira verde, liberando o banho. Foram 84 salvamentos registrados neste dia.