Concessionária de energia elétrica quer conhecer trajeto sugerido pelo município para a rede de alta tensão
O diretor técnico da AES Sul, Saulo Ramos, teria ficado entusiasmado com a proposta levada na tarde de quinta-feira, pelo diretor de Habitação de Novo Hamburgo, João Carlos de Oliveira, sugerindo a remoção de sete torres de transmissão que passam por sobre 670 casas do bairro Santo Afonso.
A proposta é que as estruturas metálicas da companhia sejam transferidas para a divisa com São Leopoldo e venham a ocupar áreas públicas – devendo passar pela margem de um arroio. Para analisar o novo percurso, na segunda-feira, a empresa deverá enviar um técnico ao local.
Conforme Oliveira, estiveram participando da reunião com o executivo da AES Sul, o assessor do vereador Gilberto Koch e ainda o representante dos moradores, Odenir Schwartz.
“Acreditamos que eles concordem com a proposta, porque o secretário Leandro Larssen e o prefeito autorizaram que a gente fizesse a proposta de disponibilizar o local público por onde passará a rede e ainda traçar o compromisso em recolocar as outras 40 famílias que estão sob outras 2 redes da companhia, que cortam a cidade”, argumenta.
O diretor adiantou ainda que após o sinal verde da AES Sul ainda é necessário a elaboração do projeto e a aprovação pela secretaria do Meio Ambiente. Ele acredita que as obras de construção das 7 torres de energia somente devam ser iniciadas no começo de 2008 e que até lá as famílias terão que continuar convivendo com tal situação de risco.