O projeto visa preparar os jovens para se tornarem líderes em suas áreas, ao mesmo tempo que promove a convivência com o ambiente universitário.
A ACIST-SL, a Associação do Comércio e Indústria de São Leopoldo, e a Unisinos, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, se uniram para promover o projeto TecEx ACIST-SL/Unisinos com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre estudantes do ensino médio. O projeto visa preparar os jovens para se tornarem líderes em suas áreas, ao mesmo tempo que promove a convivência com o ambiente universitário.
O evento, que começou na segunda-feira, 24, e vai até quarta-feira, 26, envolve 90 estudantes da Escola Sesi José Pióvan e do Instituto Rio Branco. O principal desafio para eles será encontrar uma solução para um negócio consciente e sustentável.

Durante o lançamento do projeto, Rita Geremia Pavoni, Vice-Presidente de Serviços da ACIST-SL, explicou que durante três dias, de 24 a 26 de abril, 90 estudantes participarão de um desafio na Unisinos monitorado por professores universitários. “Estamos muito felizes com esta iniciativa, que se soma às muitas que a ACIST-SL desenvolveu ao longo do tempo. Mas também nos sentimos bastante desafiados, já que esta é nossa primeira iniciativa nesse formato”, disse Pavoni.
Tiago Lopes, Diretor de Educação, acrescentou que a ACIST-SL tem sido protagonista na promoção da integração entre universidades e escolas, vislumbrando a educação para o futuro. Ele também explicou que o convite para o evento foi estendido a todas as escolas de ensino médio associadas, bem como à educação pública por meio da 2ª Coordenadoria Regional de Educação. “Acredito que, para as próximas edições, haverá ainda mais participação.”

Durante três dias, pela manhã, 90 estudantes da Escola Sesi José Pióvan e do Instituto Rio Branco serão desafiados a encontrar uma solução para aumentar a conscientização e a sustentabilidade nas práticas de consumo, com base no tema de Negócios Conscientes e Sustentabilidade. “Queremos que eles pensem em soluções criativas e inovadoras que abordem a disseminação de práticas concretas e sustentáveis entre empresas e a sociedade em geral”, explica Evandro Scheid, Líder de Inteligência Estratégica da Sicredi Pioneira e também embaixador do Instituto Capitalismo Consciente.
Esta é uma edição especial da Tec Experience, um projeto criado em 2020 que tem como objetivo proporcionar uma conexão entre estudantes de novos cursos tecnológicos da Unisinos e profissionais de empresas que atuam em diferentes setores. Os participantes assistem a debates sobre as últimas tendências do mercado e desenvolvem propostas para solucionar desafios apresentados por organizações convidadas, por meio de equipes multidisciplinares compostas por estudantes de gestão e negócios, tecnologia da informação, design, engenharia, comunicação e outras áreas.
Foto: Diego da Rosa