Neste dia 21 de março (terça-feira), a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo completa 103 anos de fundação. Ao longo deste mais de um século, a Entidade se notabilizou pela defesa não somente do setor produtivo, como também pela atuação em favor da comunidade leopoldense, levantando e apoiando bandeiras como a liberdade econômica, redução de impostos, projetos para o desenvolvimento de empresas dos mais diversos portes e segmentos, para a Segurança Pública, Educação e Saúde para todos.
As mais recentes atuações estão focadas no desenvolvimento empresarial, por meio de um grupo de soluções que envolve uma ampla oferta de serviços, parcerias com instituições externas, como a FEDERASUL e Sebrae; a criação do Boletim Socioeconômico Trimestral, que traz o desempenho da atividade econômica, sempre com um bloco temático em evidência; eventos de relacionamento e de troca de conhecimento, como Momento do Empreendedor e Terça da Integração, dentre outras. Junto à comunidade, há a forte participação junto aos órgãos de Segurança Pública e de Educação, para contribuir na resolução de demandas comuns. “A ACIST-SL sempre manteve um olhar muito atento ao que a comunidade empresarial necessita e, por consequência, estende este olhar para toda a cidade”, avalia o presidente Felipe Feldmann. Ele lembra que todos os eventos realizados pela entidade são abertos ao público, contemplando associados e demais interessados nos temas propostos.
Para atender a comunidade empresarial, além das soluções personalizadas, a ACIST-SL disponibiliza uma infraestrutura física composta por duas sedes. A administrativa, localizada no centro de São Leopoldo, oferece salas e auditórios para locação. A segunda está localizada no Bairro Jardim América, onde foram construídos a Sede Social e o Rancho Normélio Bitello. Ambos são locados para eventos sociais ou corporativos.
HISTÓRIA
A história da ACIST-SL iniciou em 21 de março de 1920, quando 36 empresários decididos a garantir infraestrutura para o crescimento da economia local reuniram-se no prédio nº 83 da rua Independência. Naquela data, criaram a Associação Comercial de São Leopoldo, que teve como presidente João Reinaldo Müller. O primeiro presidente ficou no cargo por cinco anos.
Com o passar dos anos, a entidade foi ganhando força no município, mantendo sempre o propósito de representar e defender os ideais da classe empresarial. Em 1963, a entidade fundiu-se com a Associação do Comércio e Indústria de São Leopoldo, criando, assim, a ACISL. A expressão Serviços foi acrescentada em novembro de 1991. Com a alteração do estatuto, a entidade passou a denominar-se Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL). Em 2006, foi realizada a fusão com a Associação de Empresas e Profissionais Liberais do Bairro Rio Branco (Assempli), fortalecendo ainda mais a entidade.
Conforme a Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), a ACIST-SL foi a 21ª entidade de defesa do comércio a ser criada no Rio Grande do Sul. Em diversas ocasiões, seus presidentes ocupam cargos de destaque e participam das campanhas nacionais e estaduais em defesa dos interesses dos comerciantes, dos industriais, dos prestadores de serviços e da comunidade rio-grandense em geral. A mais recente é a campanha contra ainstalação de um pedágio na RS 118 e o apoio para a ampliação da BR 116.
Em 2015, ocorreu nova alteração no nome, com a agregação da palavra Tecnologia. A mudança ocorreu para acompanhar o surgimento de empresas nesta área, principalmente devido à consolidação do Parque Tecnológico Tecnosinos.
A ACIST-SL tem como propósito ser agente de sinergia em São Leopoldo e reconhecida como uma entidade empresarial moderna e representativa

