Um golpe aplicado contra uma empresa calçadista de Estância Velha, que resultou no desvio de R$ 100 mil, acendeu o alerta da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti (ACI) para que empresas redobrem os cuidados contra fraudes.
A empresa foi vítima de um e-mail com logomarca da Justiça do Trabalho, que informava o adiamento de uma audiência e pedia que fosse acessado um link. Ao clicar, a empresa concedeu acesso remoto aos criminosos.
O diretor da ACI, Fauston Saraiva, destaca que golpes como esse, conhecidos como phishing, estão cada vez mais sofisticados e exigem atenção redobrada, principalmente a mensagens com links suspeitos, independentemente do canal.
“Quanto mais falarmos sobre o tema, oferecendo a orientação correta, menores serão as chances de que novos golpes aconteçam”, afirmou Saraiva. A orientação é para que colaboradores do setor financeiro verifiquem a autenticidade das mensagens antes de interagir.
LEIA TAMBÉM: Feira Emprega NH terá mais de 500 vagas na Praça do Imigrante
A ACI reforça algumas medidas preventivas:
1. Desconfie de mensagens com links suspeitos
Nunca clique diretamente em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens que mencionem processos, cobranças ou pedidos urgentes, mesmo que pareçam legítimos. Sempre confirme a veracidade com a instituição por outros meios.
2. Treine sua equipe
Promova treinamentos regulares sobre segurança da informação. Todos os colaboradores, especialmente os que lidam com dados bancários e financeiros, devem saber identificar mensagens fraudulentas e como reagir diante delas.
3. Verifique remetentes e endereços de e-mail
E-mails falsos geralmente têm endereços parecidos com os reais, mas com pequenos erros ou domínios estranhos. Atenção redobrada nesses casos pode evitar grandes perdas.
4. Utilize autenticação em duas etapas
Ative a verificação em duas etapas em todos os sistemas e contas corporativas. Essa camada extra de segurança dificulta o acesso indevido, mesmo que a senha seja comprometida.
5. Invista em soluções de segurança digital
Mantenha antivírus, firewalls e softwares atualizados. Soluções especializadas em segurança empresarial ajudam a detectar ameaças antes que causem danos.
6. Em caso de dúvida, confirme com a fonte oficial
Se uma mensagem parecer estranha, ligue diretamente para a instituição ou pessoa envolvida utilizando um contato oficial conhecido. Nunca use os dados fornecidos na mensagem suspeita.
7. Divulgue boas práticas internamente
A prevenção é um esforço coletivo. Quanto mais os colaboradores forem orientados sobre os riscos e procedimentos seguros, menores serão as chances de cair em golpes.
LEIA TAMBÉM: The South Base apresenta ações para aumentar exportações de calçados
